quinta-feira, 17 de junho de 2010

Todo mundo vivo

Grécia 2x1 Nigéria (Grupo B)

Hoje é um dia histórico para o futebol grego, pois nesta data aconteceram os primeiros gols e a primeira vitória da Grécia em Copas do Mundo.

A partida foi contra a Nigéria e começou bem parecida com a pífia atuação perante a Coreia do Sul, com o time limitando-se a defender e alçar bolas na área adversária. O time africano nem de longe lembra as fortes seleções nigerianas que surgiram à partir de 1994, mas tocava a bola e tentava infiltrar na defesa europeia. Logo aos 15 minutos de jogo Uche cobrou uma falta lateral, ninguém desviou e o goleiro grego pulou para o lado contrário, permitindo o gol nigeriano.

O gol não mudou o panorama da partida no Free State, mas sim um lance infantil do meia nigeriano Kaita, que em uma jogada fora de campo tentou agredir com um coice o adversário e foi expulso, deixando a Nigéria com um a menos aos 34 minutos do primeiro tempo.

Além da vantagem numérica, o cartão vermelho provocou uma mudança brusca no estado psicológico das duas seleções. A Nigéria desanimou enquanto que os gregos foram para cima e até começaram a mostrar algum talento, principalmente com Torousidis e Karagounis, finalmente colocando a bola no chão e tentando tabelas e bolas enfiadas. A pressão funcionou já no final do primeiro tempo com Salpingidis, que através de um chute que desviou na zaga e matou o goleiro, tornou-se o primeiro grego a marcar em uma Copa do Mundo.

O segundo tempo seguiu com os gregos dominando amplamente as ações e transformando o goleiro nigeriano Enyeama, que parara Messi na primeira rodada, na grande estrela do jogo. Porém o brilho se apagou aos 26 minutos, quando falhou ao tentar encaixar um chute de fora da área e deu rebote fatal para Torosidis decretar a vitória da Grécia.

Jogadores e torcedores gregos festejaram muito a vitória, mas acredito que sejam os que tem menos chances de classificação no grupo. A segunda vaga só será definida na última rodada, com Nigéria e Coreia do Sul fazendo o jogo decisivo com a vantagem do empate para os asiáticos, desde que a Argentina vença a Grécia.

Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário