quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sem forza, Italia!

Eslováquia 3x2 Itália, Paraguai 0x0 Nova Zelândia (Grupo F, 1º Paraguai, 2º Eslováquia)

O Paraguai não furou a retranca neozelandesa e garantiu o primeiro lugar no grupo com um 0x0, eliminando os All Whites, que pelo menos deixam a África invictos e com ótimas histórias para contar. É tudo o que tenho a dizer sobre esse jogo, pois confesso que todas as minhas atenções estavam voltadas para a partida mais emocionante da Copa até agora.
Eu acreditava que, como em 1982, a Azzurra iria passar de fase com três empates e depois ir longe nos mata-matas. Porém as coincidências com a Copa da Espanha foram outras, no placar final e no passe de De Rossi, que repetiu Cerezo e deu o gol para Vittek, 1x0 aos 24 minutos de jogo. O jogo até então era muito pegado e faltoso, a Itália não conseguia armar uma só jogada de perigo e a Eslováquia surpreendia com o jovem capitão Hamsik, jogando mais avançado com a ausência de Weiss, filho do técnico.

Pela necessidade do empate, os italianos foram para cima no segundo tempo. Lippi tirou Gattuso e Criscito para as entradas de Maggio e Quagliarella, passando a finalmente pressionar e, consequentemente, propiciar contra-ataques para os eslovacos. Logo após Quagliarella vencer o goleiro e só não marcar porque Skrtel salvou, por milímetros, em cima da linha, Hamsik achou Vittek dentro da área para anotar o 2x0 aos 28 minutos do segundo tempo.

Parecia o fim das esperanças, mas a Itália, agora com Pirlo em campo, não desistia, tocava mais a bola e buscava o resultado. O gol veio em ótima tabela de Iaquinta e Quagliarella, que chutou forte e viu Di Natale aproveitar o rebote do goleiro e diminuir com o gol vazio, 2x1 aos 38 da etapa final. A Eslováquia fazia excelente partida, merecia o resultado e acertou outro contra-ataque aos 43 minutos, com Kopunek marcando 3x1 em seu primeiro toque na bola, após receber lançamento de uma cobrança de lateral.

Incrivelmente a tetracampeã mundial ainda teve tempo de um último suspiro, novamente com Quagliarella, que em um período jogou mais que Montolivo e Marchisio juntos em toda a Copa, acertando um lindo toque por cobertura de fora da área, anotando o gol mais bonito sem toque de mão até agora, 46 minutos, 3x2.

Mas ficou nisso, a Itália conseguiu a proeza de ser a última colocada em um grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, acompanhando a França no retorno à Europa. Campeã e vice em 2006 eliminadas na primeira fase em 2010.

Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário