domingo, 27 de junho de 2010

Apesar do bandeirinha, venceu o melhor – Parte 2



Argentina 3x1 México (oitavas de final)

Em um dos piores dias da arbitragem na história das Copas, depois de um gol legítimo da Inglaterra contra a Alemanha, não consignado pelo bandeirinha uruguaio Maurício Espinosa e pelo seu compatriota Jorge Larrionda, foi a vez dos italianos Stefano Ayroldi (bandeira) e Roberto Rosseti (árbitro) não verem o nítido impedimento de Carlito Tevez no primeiro gol da Argentina contra o México. Em uma tosca homenagem ao escritor português José Saramago, morto no último dia 18/6, a arbitragem resolveu fazer hoje, em plena Copa, o seu “ensaio sobre a cegueira”.

Até o primeiro gol de Tevez, o México marcava muito bem e atacava com muito perigo a Argentina. Aos 8 minutos, inclusive, o bom lateral mexicano Salcido acertou um tirombaço na trave de Romero. Pode-se dizer que o México, até aí, estava melhor que a Argentina.

Ao contrário do lance ocorrido no jogo Alemanha x Inglaterra, a arbitragem teve a oportunidade de corrigir o erro, mas não o fez. Árbitro e auxiliar confabularam por alguns segundos, em que pensamos terem sido alertados do erro crasso, mas não: o tento argentino, irregularíssimo, foi confirmado.

Após o gol, o México perdeu totalmente o controle que tinha. Emocionalmente, inclusive. Começou a apelar para a pancada. E aos 32, em um erro de passe de Osório na entrada da área, o oportunista Higuaín roubou a bola e fez o segundo da Argentina, e o seu quarto na Copa. Agora, Higuaín é o artilheiro do mundial com quatro gols.

No segundo tempo, o México até que tentou, mas a superioridade argentina era nítida. Já aos 7 minutos do segundo tempo, Tevez acertou um belíssimo chute de longe: Argentina 3x0.

O gol de Hernandez, aos 26, não provocou a reação esperada pelos mexicanos, em que pese as tentativas dos bravos jogadores do técnico Javier Aguirre.

Final: Argentina 3x1 México. Apesar do erro do bandeirinha – imperdoável, como no caso da Alemanha – a classificação dos hermanos não pode ser creditada apenas a isto. A Argentina passou porque era, sim, melhor. Mas a arbitragem está tenebrosa em alguns jogos decisivos, devendo a FIFA tomar atitudes seríssimas. Inclusive, por que não, deixar o conservadorismo de lado e colocar a tecnologia a serviço da justiça dos fatos nas partidas de futebol. Exemplo: qual o problema em se assistir aos lances polêmicos no vídeo e determinar o que de fato aconteceu; no caso, o gol da Inglaterra e o impedimento argentino?

***

Alemanha e Argentina farão um jogo daqueles. Simplesmente imperdível. Duas equipes muito técnicas, contando as duas com craques: Messi pela Argentina e Özil pela Alemanha. Os argentinos têm mais paixão e mais jogadores habilidosos, mas a Alemanha tem uma equipe mais equilibrada e com o melhor futebol germânico dos últimos tempos. Sem considerar rivalidades bobas: aposto na Alemanha.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário