terça-feira, 22 de junho de 2010

O jogo dos opostos

Chile 1x0 Suíça (Grupo H)

Com as vitórias na primeira rodada, as equipes entraram no Nelson Mandela Bay para continuar a cumprir suas estratégias de jogo para esta Copa explorando os pontos fortes de cada uma.

Para os chilenos do técnico argentino Marcelo Bielsa isso quer dizer buscar sempre o ataque, utilizando-se de toques curtos, velocidade e movimentação. Já o objetivo dos suíços era completar mais um jogo de Copa do Mundo sem levar gols.

Tais formas de jogo também podem ser explicadas pela diferença física das equipes, com os chilenos sendo a equipe mais baixa da Copa enfrentando jogadores que parecem passar mais tempo em academias de musculação do que no campo de jogo.

O Chile é uma das poucas equipes no mundo hoje que jogam a maior parte do tempo no 3-4-3, marca da coragem de seu técnico que, também por isso, é chamado de "El Loco". Enfrentando a barreira suíça formada por, no mínimo, duas linhas de 4 (às vezes um quinto homen compunha em frente a área) bem compactas, os chilenos partiram para cima sem medo logo de cara, sabendo que só teriam problemas defensivos em lances sobrenaturais como o que aconteceu no jogo contra a Espanha.

Antes dos 10 minutos, com as finalizações de vidal e Carmona, o Chile percebeu que havia um último bloqueio a ser rompido, o ótimo goleiro Benaglio. O jogo seguiu o mesmo: ataque contra defesa e velocidade contra músculos, passando a ficar mais "pegado", com entradas mais duras e jogadores nervosos. O árbitro Khalil Al Ghamdi, da Arábia Saudita, tentou controlar a partida distribuindo muitos cartões amarelos até mudar de cor aos 30 minutos, quando o jogador da Suíça Behrami entrou estabanado em uma dividida e por três vezes acertou o braço no adversário.

O Chile voltou para o segundo tempo com Valdívia e Gonzales nos lugares de Vidal e de Suazo, ainda longe de suas melhores condições, aumentando a pressão em cima dos europeus, agora recordistas em minutos sem levar gols em Mundiais. O número ficou em 558 minutos, já que Paredes recebeu à frente da zaga e, impedido, driblou o goleiro e cruzou para Gonzales marcar o gol da partida. O nome do jogo foi Alexis Sánchez, que ainda criou mais jogadas para o Chile ampliar o marcador, mas a mesma falta de pontaria que impediu uma goleada sobre Honduras apareceu de novo e o segundo gol não aconteceu.

No fim da partida ainda quase acontece o castigo. Derdiyok, que acabara de entrar, perdeu gol feito quase na pequena área, chutando rente à trave o que seria o empate.

Apesar dos sulamericanos terem apresentado bom futebol e vencido Honduras e Suíça, os erros nas conclusões em gol nas duas partidas e a Zebra na derrota da Espanha podem tirar o CHile das oitavas pelo saldo de gols. Será uma pena.

Arnaldo

Um comentário: