segunda-feira, 14 de junho de 2010

Correria versão 2.0

Japão 1x0 Camarões. Grupo E 

  Logo que o futebol chegou mais forte no Japão, principalmente com a ida de Zico, o grande desafio era mostrar que a bola deveria correr mais que os jogadores. Com o intercâmbio de outros técnicos e atletas o Japão ganhou em técnica e abandonou a correria, surgiram alguns talentos e se acostumaram a jogar Copas do Mundo. Hoje a correria voltou, mas desta vez não por ingenuidade ou inexperiência, mas como estratégia de jogo.

   O Japão se armou para não deixar um centímetro sequer para que Camarões tocasse a bola, quatro defensores em linha, um volante e um atacante fixos e quatro meio campistas movimentando-se como loucos, marcando e atacando em bloco. No começo do jogo não acreditei que eles fossem segurar o pique os noventa minutos, mas foram firmes e puderam comemorar uma importante vitória na África. Não acho que essa estratégia vai funcionar contra as fortes Holanda e Dinamarca, mas parece ser o estilo de jogo ideal para a limitada equipe japonesa, cujo único destaque é o autor do gol de hoje, Honda.
   Já Camarões decepcionou, com o craque Eto´o fora de posição e apagado na partida, deve ser o saco de pancadas do grupo.
   O jogo de hoje também derrubou alguns mitos, o embate entre uma equipe africana contra uma asiática seria sinônimo de ofensividade há alguns anos, porém o que se viu hoje foi um jogo truncado, de muita pegada e o mais faltoso do mundial até aqui.
Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário