terça-feira, 22 de junho de 2010

Resultados merecidos

África do Sul 2x1 França, Uruguai 1x0 México (Grupo A - 1º Uruguai, 2º México)

Uruguai ou México só não se classificariam para as oitavas em combinações improváveis de resultados e entraram em campo mesmo para definir quem seria o primeiro do grupo e escaparia da Argentina no mata-mata.

Apesar dos mexicanos terem mais posse de bola, as boas chances de gol aconteciam dos dois lados em uma partida aberta, jogada para frente. A melhor chance do México foi um chute na trave de Guardado aos 23 minutos, já a do Uruguai foi no fim do primeiro tempo, com Suarez abrindo o placar de cabeça após cruzamento de Cavani.

Neste momento o fantasma de uma eliminação mexicana começava a assombrar, pois no outro jogo a África do Sul aproveitava a empolgação da torcida e a apatia francesa para abrir 2x0, com um gol de cabeça anotado por Khumalo após falha do goleiro Lloris e outro marcado por Mphela, aproveitando confusão na área. Para piorar, a França aumentava seu vexame na Copa com a expulsão de Gourkuff por uma cotovelada no zagueiro dos Bafana Bafana.

O segundo tempo manteve o padrão no jogo entre os latinos, com o México partindo mais para cima e o Uruguai muito seguro na defesa, garantindo o resultado até o fim.

Já na outra partida o aspecto emocional mudou o panorama. Já desenganados na competição, os franceses finalmente mostraram brio e técnica ainda desaparecidos nesta Copa, dominando a partida mesmo com um homem a menos, enquanto que os africanos se enervavam com o passar do tempo e já não acertavam as jogadas, principalmente depois do gol de Malouda.

Os resultados premiaram as atuações das seleções, com o Uruguai mostrando o melhor futebol, apesar da estreia medrosa contra a França, o México jogando bem, mas sem muito poder de finalização, a África do Sul dentro de seus baixos limites técnicos e a França, desunida, desorganizada e desmotivada.

Para os Bafana Bafana, primeiros anfitriões eliminados na primeira fase na história das Copas, restou encerrar vencendo, de cabeça erguida.

França campeã em 1998, eliminada na primeira fase em 2002, vice-campeã em 2006, eliminada na primeira fase em 2010. Será que vão aprontar no Brasil?

Arnaldo

3 comentários:

  1. Depois do fiasco em campo, do protesto que os próprios jogadores franceses fizeram contra ele e da falta de educação em não cumprimentar o Parreira, Raymond Domenechi deve ganhar o prêmio de maior babaca da Copa. Supera em ridículo o episódio Dunga x Alex Escobar/Tadeu Schmith/Globo.

    ResponderExcluir
  2. Eliminação da França é a volta dos que não deviam ter vindo.

    ResponderExcluir
  3. Pela lógica, a França ficará com a terceira colocação em 2014.

    ResponderExcluir