sábado, 12 de junho de 2010

Ambas devem seguir



Inglaterra 1x1 EUA (Grupo C)

   Argélia e Eslovênia só entram em campo amanhã, mas não acredito que possam surpreender e ficar à frente de um dos times que fizeram o duela hoje, EUA e Inglaterra.
   Os ingleses decepcionaram pela falta de ousadia e por se contentarem com o empate, mostrando um pragmatismo carcterístico de seu técnico, Fábio Capello. Os times do italiano são sempre bem armados, objetivos e rígidos taticamente, receita que o consagrou no futebol em equipes como Milan e Real Madri. Apesar do excesso de cautela a Inglaterra levou mais perigo e teve mais chances de sair com a vitória, ainda que Rooney estivesse apagado e que Lampard atuasse muito recuado, diferentemente de como joga no Chelsea. Acredito que a melhor formação inglesa seria deixar um outro volante mais fixo protegendo a zaga e deixando os excelentes Lampard e Gerrard com mais liberdade para atacar, pois ambos tem ótimo toque de bola e finalizam bem de longa distância. Mesmo com o belo passe para o gol de Gerrard, acredito que Heskeys deveria ser substituído pelo grandalhão Crouch, aproveitando os bons cruzamentos dos laterais Johnson e Cole, até porque ele não é como o Jardel, que só era bom de cabeça, também faz um bom pivô r finaliza com as duas pernas.
   A equipe americana jogou como esperado, muito consciente do que fazer em campo e bem preparada fisicamente. Assim como a Coreia do Sul mostrou mais cedo, os EUA estão se acostumando a disputar partidas importantes, com aplicação tática exemplar e uma tranquilidade impressionante com a bola nos pés, tendo ainda destaques técnicos como Donovan e Dempsey. A equipe americana tem um plano definido de jogo, entrosamento e experiência suficientes para passar de fase.
   O jogo foi muito estudado, com a Inglaterra não se arriscando e os EUA tentando aplicar o que foi planejado nos treinamentos. As chances de gol não foram muitas e o goleiro americano Howard trabalhou bem mais que seu adversário, personagem da partida, Green. Foi por uma falha grotesca sua, onde posicionou-se ao lado da bola, que o jogo terminou 1x1. Resultado justo e bom para ambos, que devem disputar as oitavas dessa Copa.
   É bom lembrar também que essa foi a estreia brasileira na África, com o trio de arbitragem comandado por Simon tendo uma atuação segura e correta.
Arnaldo

2 comentários:

  1. Depois de ver o show argetino, assistir a esse jogo foi um castigo. Os invetores do futebol tem muito o que melhorar e sair da dependência das bolas levantadas na área para o grandalhão. Já os EUA não sei se um dia vão aprender o que é futebol. Jogo sofrível, feio e sem a malícia dos brasileiros e argentinos. Esperava mais principalmente da Inglaterra.

    ResponderExcluir
  2. Compartilho da decepção com a Inglaterra. Principalmente por Capello, a quem se esperava um "toque latino" no tradicional jogo burocrático inglês. Mas foi a Inglaterra de sempre. Aliás, arrisco uma opinião sabidamente polêmica: não considero a Inglaterra no mesmo nível dos demais campeões mundiais ou, no mínimo, um campeão de segundo nível, como o Uruguai. Até porque os ingleses jamais foram a outra final além daquela que ganharam, em casa, com um gol cuja bola não entrou. Exageros à parte, penso, sim, que Holanda, com seus dois vices e outros bons times, tem o mesmo ou mais peso que a Inglaterra. Estou bravo! Pelo menos, a nossa querida jabulani, com ajuda do sobrenatural de almeida e do frangueiro Green deixaram as coisas um pouco mais justas.

    ResponderExcluir