sábado, 26 de junho de 2010

A África segue

EUA 1x2 Gana (oitavas de final)

EUA e Gana fizeram uma bela partida de futebol hoje em Rustemburgo, com emoção, técnica, luta, entrega, tudo o que se espera de um jogo eliminatório em uma Copa do Mundo.

As duas seleções mostraram porque conseguiram suas classificações, com forte aplicação tática e jogadores que podem desequilibrar em lances individuais. O jogo praticamente começou 1x0 para os africanos, já que logo aos 4 minutos de bola rolando Prince Boateng roubou a bola de Clark no meio campo e seguiu até a entrada da área americana, de onde finalizou com perfeição.

Ambas as seleções continuaram com a mesma estratégia, marcando de forma avançada para provocar novos erros defensivos. O ritmo era alucinante, com muita correria e velocidade, os americanos tentavam passes mais curtos e rápidos enquanto que Gana buscava lançamentos mais profundos para Ayew e Gyan.
Com a necessidade de buscar o resultado e para evitar algo pior, o técnico americano Bob Bradley colocou ainda no primeiro tempo o bom volante Edu no lugar de Clark, que após a falha deu uma entrada dura no meio de campo e poderia até ter sido expulso. Os EUA melhoraram e ficaram mais tempo com a bola nos pés, Donovan e Dempsey armavam boas jogadas, mas estas morriam nos pés do fraquíssimo centroavante Altidore, que praticamente matava qualquer chance de empate.

Mesmo assim, no segundo tempo a segunda substituição americana foi a do outro atacante, Findley pelo nascido no Brasil Feilhaber, que não empatou logo nos primeiros minutos porque o goleiro Kingson saiu muito bem do gol e fez grande defesa. Mas aos 16 minutos não teve jeito, Dempsey fez linda jogada colocando a bola entre as pernas do primeiro marcador e só sendo parado com falta dentro da área, pênalti que Donovan converteu e assinalou o 1x1.

Até o final do tempo regulamentar os EUA foram melhores, mas a grande chance caiu novamente nos pés de Altidore, que mandou para fora na saída do goleiro.

Assim como no começo da partida, Gana aproveitou os primeiros minutos da prorrogação para fazer seu gol, em um chutão para frente que Gyan tomou a frente de Bocanegra, seu companheiro de equipe no Rennes, da França, não caiu com a trombada e estufou as redes na saída de Howard, Gana 2x1.

Já estafados de tanta correria, o melhor time dos EUA dos últimos tempos dessa vez não conseguiram vencer a retranca ganesa e igualar o marcador.

O 14º lugar dos EUA no ranking da FIFA não é mentiroso, os americanos mudaram de patamar no futebol e, apesar de estarem atrás dos gigantes, estão à frente da maioria dos europeus que foram para a África nesta Copa.

Gana mostra maturidade em seu segundo mundial. Eliminada pelo Brasil em 2006, agora tem pela frente outro sulamericano, o favorito Uruguai. A África segue viva.

Arnaldo

Um comentário:

  1. EUA e Coréia do Sul tiveram mas gana - com perdão do trocadilho - e preparo físico do que seus adversários. Mas os resultados mostraram que tem que ir além disso. Uruguai e Gana passaram, um deles estará nas semifinais, quiçá para enfrentar o Brasil. Então, nós é que teremos que ter o algo a mais, o futebol. Além, é claro, que o imponderável - o verdadeiro décimo segundo jogador - jogue a nosso favor.

    ResponderExcluir