sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começou Bem!

África do Sul 1x1 México (Grupo A)

   A partida de estreia da Copa 2010 não foi boa tecnicamente, mas, como era esperado, teve muita emoção e disputa por cada bola.
   O México começou menos nervoso e conseguiu tocar a bola no campo de ataque, enquanto a África do Sul se livrava dela rapidamente com chutões para seu único atacante, Mphela. O panorama seguiu o mesmo por todo o primeiro tempo, praticamente um ataque contra defesa, com a falta de objetividade do time mexicano impedindo a abertura do placar. O México ainda teve um gol bem anulado após jogada aérea, ponto fraco da defesa dos donos da casa.
   O segundo tempo começou diferente no Soccer City, a África do Sul apertou a marcação em cima dos meias mexicanos e, logo aos 10 minutos, fez o primeiro em um contra-ataque perfeito até a conclusão do melhor jogador da partida, Tshabalala. Delírio no estádio e no banco de reservas, onde Parreira, principal responsável pelas chances de classificação da África do Sul, vibrava muito. Com o gol, os africanos começaram a explorar a frágil defesa mexicana que, apesar de contar com o excelente Rafa Marques, é lenta e não tem boa proteção dos volantes. O segundo gol não veio porque Modise errou na finalização e quando sofreu pênalti claro, o árbitro não assinalou.
   O México precisava do empate mas finalizava pouco. As alterações feitas por seu técnico, Javier Aguirre, mostraram que faltam alternativas táticas na equipe, trocou meias por meias e atacantes por atacantes, não mudando o estilo de jogo. O empate veio em um cruzamento na área africana e na falha do zagueiro que não acompanhou a linha de impedimento, deixando Rafa Marques livre para marcar.
   Sem dúvidas a equipe mexicana é melhor individualmente do que a africana, mas Parreira conseguiu montar uma equipe mais perigosa, sabedora de suas limitações e que, mesmo com o ímpeto da torcida, joga fechada explorando contra-ataques, iguais aos do gol, do pênalti não marcado e de uma bola na trave nos últimos minutos, com Mphela.
   Posso queimar minha língua em alguns minutos, mas acho que o grupo terá a França com 3 vitórias sem sustos e uma briga de foice pelo segundo lugar, com favoritismo para os donos da casa, que tem a torcida e, principalmente, Parreira.
Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário