quarta-feira, 16 de junho de 2010

1x0, para variar


Honduras 0x1 Chile (Grupo H)

O primeiro jogo do Grupo H seguiu razoavelmente o roteiro traçado pelos comentaristas: Honduras deve ser o saco de pancadas e o Chile deve brigar com a Suíça pela segunda vaga. O grupo da temida Espanha, aliás, nos interessa particularmente, já que o adversário do Brasil, caso passe para as oitavas – e, depois do jogo de ontem, essa observação faz muito sentido –, sai daí.

A tônica da partida foi uma sequência de tentativas, no mais das vezes frustrada, do Chile em finalizar no gol adversário e uma marcação no estilo cão perdigueiro, constante e em cima, dos hondurenhos. Várias vezes, por exemplo, em que os habilidosos meias chilenos Fernandez e Valdívia pegavam na bola, de imediato surgiam três hondurenhos a lhes cercar a passagem.

Aos poucos, porém, a melhor técnica do Chile se impôs e as oportunidades foram sendo criadas, uma atrás da outra. No entanto, não eram realizadas. Sempre havia um pé hondurenho para, na undécima hora, prensar o chute dos atacantes chilenos. Além disso, o time do treinador argentino Marcelo Bielsa centralizou demais as jogadas com o ex e quiçá futuro palmeirense Valdívia, além de ter sentido falta do seu principal atacante, Suazo, contundido. Especialmente por Beausejour, centroavante chileno e ex-jogador do Grêmio, não estar nos seus melhores dias. Honduras, por sua vez, marcava bem, mas não conseguia contra-atacar quando tomava a bola.

O Chile melhorou quando o segundo atacante Sanchez apareceu mais para o jogo e quando o lateral Islo passou a subir pela direita. Foi justamente numa dessas subidas que Islo colocou a bola no meio da área para a conclusão de Beausejour que, apesar do desempenho mediano, fez o gol da vitória.

Destaque para uma incrível defesa do goleiro de Honduras, Baladares, em cabeçada do zagueiro Ponce à queima-roupa, a uns dois metros da linha do gol. Na minha opinião, foi a melhor defesa desta Copa.

É bom o Brasil tomar muito cuidado com o Chile, caso realmente venhamos a enfrentá-los mais adiante. Não se trata de um time espetacular, apesar de ser, sim, uma equipe bem organizada por Bielsa e que contem bons talentos individuais. A propósito, o Chile mostrou sua qualidade nas eliminatórias, classificando-se em segundo lugar, apenas um ponto atrás do Brasil.

De mais a mais, não sendo uma equipe espetacular, paradoxalmente, as coisas prometem ser ainda mais difíceis para nossa seleção. Vai entender.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário