segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alerta laranja

Holanda 2x1 Eslováquia (Oitavas de Final)

Os holandeses passaram pelas eliminatórias europeias vencendo seus oito confrontos e sofrendo apenas dois gols. Hoje completou sua quarta vitória na África, sendo vazada também duas vezes na competição.

Não é uma repetição do famoso carrossel holandês, que apesar de algumas semelhanças na qualidade técnica, difere em alguns fatores. A Holanda de hoje fica mais com posse de bola, cadencia mais a partida e seus jogadores guardam suas posições no esquema 4-3-3.
A seleção laranja é mais uma nesse mundial que não tem um camisa 9 decisivo, mas compensa muito bem esse fato com 3 atacantes extremamente técnicos, Kuyt, Van Persie e Robben. O meio campo também tem bastante qualidade e erra poucos passes, possibilitando sempre uma maior posse de bola do que seus oponentes.

Hoje contra a Eslováquia não foi diferente, os holandeses jogaram os 90 minutos com muita calma e confiança em que, cedo ou tarde, sua maior qualidade técnica resolvesse a partida. Até não parecia jogo eliminatório, já que os eslovacos, satisfeitos com sua atuação na Copa 2010 depois de mandarem a Itália para casa, limitavam-se a se defender, não levando perigo algum ao gol holandês durante toda a primeira etapa, mesmo após sofrer o 1x0 aos 17 minutos.

Quem empurrou para as redes foi Robben, em sua jogada mais característca, fintando os zagueiros da ponta direita para o meio e finalizando de canhota, mas o mais espetacular do gol foi o lançamento preciso de 40 metros de Sneijder, melhor jogador holandês até aqui.

Parecia que a Holanda veio para definir a partida logo de cara na segunda etapa, só não o fazendo porque o goleiro Mucha fez dois milagres antes dos 5 minutos, defendendo com a pontinha dos dedos outro chute de Robben e depois salvando com o rosto finalização de dentro da área, à queima roupa.

Mas logo os holandeses diminuíram o ritmo, a Eslováquia cresceu e os milagres mudaram de lado. Desta vez foi a vez de Stekelenburg fazer duas defesas fantásticas na metade da segunda etapa, uma em chute bem colocado de Stoch e outra em uma pancada cara-à-cara com Vittek.

Mesmo com os sustos os holandeses não se afetaram, continuaram tocando a bola e passaram também a aproveitar os avanços da Eslováquia para o contra-ataque. No primeiro Kuyt não passou para companheiros melhor posicionados e desperdiçou, mas no segundo, aos 38 minutos, ganhou do goleiro e rolou para Sneijder, livre, fazer 2x0 e definir a partida.

No último lance do jogo Vittek fez seu quarto gol na Copa cobrando pênalti mal assinalado pelo árbitro.

Acredito que o Brasil passe pelo Chile hoje e faça, como em 1994 e 1998, mais uma vez um jogaço contra a Holanda. Espero um confronto muito eqilibrado, principalmente se acertarmos a marcação em cima de Robben e Sneijder. Os holandeses não partiram para cima e abriram espaços defensivos em nenhum momento nesse mundial, não vai ser contra o Brasil a primeira vez.

A improvisação e lances individuais devem definir a partida, e aí Robinho terá que ser maior que Robben.

Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário