terça-feira, 15 de junho de 2010

A 1ª Decisão

Costa do Marfim 0x0 Portugal (Grupo G)
A abertura do grupo do Brasil na Copa do Mundo 2010 foi o primeiro jogo com cara de decisão, de vida ou morte. Costa do Marfim e Portugal jogaram para decidir a classificação, sabendo que devem ganhar dos norte coreanos e que depender de resultado contra o Brasil é muito arriscado.
O jogo foi duro, bastante brigado e com as duas equipes tentando imprimir velocidade no toque de bola e nos ataques, causando precipitações e muitos erros de passe. Com Drogba no banco, o craque da partida era Cristiano Ronaldo, concentrado desde o hino português mostrou que quer ser o grande jogador da Copa, buscando dribles e acertando um chutaço na trave logo aos 10 do primeiro tempo.

Após um início melhor português, os africanos acertaram a marcação em cima de Ronaldo e Deco e começaram a levar perigo, com roubadas de bola e muita velocidade com os ótimos jogadores Gervinho e Kalou.
A partida seguiu mais equilibrada, até com vantagem marfinense, já que Liédson estava muito isolado no ataque lusitano e um preciosismo excessivo em alguns passes dos volantes de Portugal propiciavam perigosos contra-ataques. Um fato interessante foi que jogadores dos dois times sempre buscavam o ataque incisivo, partindo para dribles, coisa rara até aqui na Copa, e lançamentos profundos.
No segundo tempo a Costa do Marfim foi melhor que Portugal, criando as chances mais perigosas até os 25 minutos e nos acréscimos da partida, pois na segunda metade da etapa final os times parecem ter sentido a parte física e já não se agrediam com a mesma força. Drogba entrou aos 20 minutos e pouco fez, mostrando insegurança devido à contusão no braço.
Não gostei da arbitragem do tão elogiado Jorge Larrionda, que faz uma escola na qual árbitro bom é aquele que deixa o jogo rolar, fazendo com que faltas claras deixem de ser marcadas. Árbitro não tem que ditar ritmo de jogo, tem é que cumprir a regra.
Em suma, a seleção marfinense de Toure, Eboue, Gervinho, Kalou e Drogba é disparada a melhor africana no mundial e também superior à de Portugal, da estrela solo Cristiano Ronaldo. É bom o Brasil golear daqui à pouco, pode ser fundamental.
Arnaldo

2 comentários:

  1. Caríssimos.... vamos aproveitar o jogo com a Coréia do Norte para comemorar muito. Não vai ser a mesma festa nos próximos. Será que nosso meio-campo "criativo" entra nas retrancas de Portugal e Costa do Marfim??

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Costa do Marfim é a melhor seleção africana: muito rápida, toca bem, marca muito bem, contra-ataca com um perigo danado. Achei até que Portugal saiu no lucro, pois ficou baratinado com o ímpeto marfinense até os 25 min do segundo tempo, mais ou menos. E no finalzinho quase tomou gol. Costa do Marfim superou, e muito, a Nigéria: para mim, até ontem o melhor africano.
    Portugal é Cristiano Ronaldo. E ponto.

    ResponderExcluir