segunda-feira, 14 de junho de 2010

Chuva e chuveirinhos

Itália 1x1 Paraguai (Grupo F)
Nenhuma surpresa na estreia de Itália e Paraguai na Copa 2010, ambas as equipes mostraram o que se espera delas, muita marcação, pegada firme e pouca criatividade ofensiva, com as possibilidades de gol saindo somente em cruzamentos para a área.
A Itália teve mais qualidade técnica, finalizou mais e manteve a bola nos pés a maior parte do tempo, ainda que essa superioridade não tenha sido suficiente para vencer nossos vizinhos, que mais uma vez mostraram muita determinação defensiva.

As duas equipes começaram o jogo com marcação avançada e dando chutões para frente, facilitando os desarmes e dando uma cara de 0x0 para a partida. A formação italiana até indicava um pouco de ofensividade, mas as fracas atuações de Marchisio e Montolivo impediam a construção de jogadas mais agudas, até porque os atacantes Gilardino e Iaquinta são bem melhores pelo alto do que com a bola nos pés.
O Paraguai abriu o placar no primeiro tempo, claro, em uma jogada aérea com Alcaraz. O panorama no segundo tempo não mudou muito, o Paraguai recuou mais e deixou isolados seus atacantes Barrios e Valdez e, aos 18 minutos da segunda etapa a Azzurra conseguiu empate em um escanteio no qual o goleiro Villar falhou e De Rossi aproveitou dentro da pequena área.
As entradas de Camaronesi e Di Natale melhoraram a equipe italiana e, juntamente com Pepe, pressionaram ainda mais a defesa paraguaia, que segurou o resultado até o apito final.
A atual campeã mundial não assustou tanto quanto Argentina e Alemanha, mas mostrou que pode chegar longe, com uma defesa muito forte, jogadores experientes e alguns lampejos de talento que podem vir de Di Natale e com a volta de Pirlo, fundamental para o sucesso italiano. Não é fácil bater um time assim, principalmente em jogos eliminatórios.
Arnaldo

Um comentário:

  1. Por incrível que pareça, não me lembro de ter ficado com uma impressão tão boa - ou menos ruim - das estréias de Alemanha e Itália como nesta Copa. No caso da Alemanha, a estréia foi realmente formidável. No da Itália, a Azzurra mostrou uma disposição que não é costumeira nos seus primeiros jogos de Copa. A Alemanha costuma estrear mal, mas ganhar, geralmente com um gol de cabeça. Já a Itália, costuma passar um sufoco danado na fase de grupos e crescer no decorrer do torneio.
    Esta Itália, para minha surpresa, parece que tem algo diferente. Gostei bastante da participação do lateral Pepe, para não falar da costumeira eficiência defensiva. Menção honrosa também para os consagrados De Rossi e Cannavaro.

    ResponderExcluir