domingo, 20 de junho de 2010

Coitada da Jabulani


Eslováquia 0x2 Paraguai (Grupo F)

Jogo muito ruim, de um time só, em Bloefontein. Jogo de um time só, o Paraguai. Ou, talvez, de meio time, já que também os paraguaios resolveram não jogar em boa parte do segundo tempo.

A Eslováquia demonstrou um nível técnico muito baixo. Não conseguia sair de sua defesa, errava muitos passes, não articulava nenhuma jogada no meio-campo, ataque, então, nem pensar. Vai acabar produzindo uma torcida generalizada contra ela, tamanha falta de capacidade de jogar futebol. Começo a desconfiar que só o empate conquistado pela Nova Zelândia no primeiro jogo acabou sendo um resultado injusto. Voltando a comentário que fiz por conta daquela partida – será que a Eslováquia venceria o Bandeirante de Birigui? –, depois de hoje apostaria minhas fichas no glorioso Leão da Noroeste.

A Eslováquia, além da falta de futebol, abusou de jogadas violentas, carrinhos por trás. Poderia até ter algum jogador expulso.

O primeiro gol do Paraguai veio aos 27 do primeiro tempo, com Vera. Muito pouco pela falta de qualidade do adversário. Mas o suficiente para garantir a classificação fácil do Paraguai às oitavas.

No segundo tempo o Paraguai recuou excessivamente, mostrando estar contente com o 1x0. Com isso, porém, chamou Eslováquia para seu campo. O esloveno Sestac passou a esboçar ataques pela direita, bastante esforçado, mas extremamente limitado, como todo o time. Ia na trombada, conseguindo, às vezes, cruzamentos na área para ninguém. O pobre Vitek não recebeu nenhuma bola redonda, nem Weiss, o melhorzinho dentre os eslovacos.

O atacante paraguaio Roque Santa Cruz esteve muito apagado durante toda a partida. Pelos nossos vizinhos, Vera e Barrios foram os mais participativos. Também o Paraguai sentiu a ausência de seu jogador mais talentoso: Cabañas. Entretanto, contra a fraquíssima Eslováquia, nenhuma ausência seria suficiente para lhe impedir os 3 pontos.

A partida foi se arrastando assim, monótona, sonolenta. A jogada mais razoável só veio aos 26, quando Santa Cruz tabelou e foi pela esquerda, no canto da área, alçando a bola para a cabeçada de Vera; a bola passou triscando a trave direita do goleiro Mucha.

Aos 40, Riveros marcou o segundo gol, selando a vitória do Paraguai.

Jogo muito fraco tecnicamente. A Eslováquia é seríssima candidata a pior time da Copa; se não em pontos, em (falta de) qualidade técnica. Pena que Camarões não caiu nesse grupo.

A jabulani, tão criticada, foi maltratada com requintes de crueldade nesta partida.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário