quarta-feira, 1 de junho de 2011

É o Pet!


Fernando Matsumura

Ano de 2001. Final do campeonato carioca entre Flamengo e Vasco. Falta na entrada da área do Vasco. O tempo para aos 43 minutos do segundo tempo. O Flamengo vencia naquele momento por 2x1 e aquele gol poderia dar-lhe o tão sonhado tri. Todos os olhos se paralisam diante do camisa 10 rubro-negro. Ele pega a bola e carinhosamente a ajeita sobre o gramado. Daquela distância, nos tempos áureos de Zico, a torcida comemorava antecipadamente o gol. O jogador corre para a bola e....PAUSA.

A conquista do campeonato estadual de 1999 e 2000, credenciava o Mengão à disputa do tricampeonato carioca. A possibilidade de sagrar-se tricampeão sobre o arquirrival Vasco da Gama aumentava a ansiedade de todos. Talvez não muito para um jogador gringo (nasceu na Sérvia), de temperamento calmo, fala engraçada e nome de garrafa plástica: PETKOVIC.

Sob a veste do manto sagrado, Pet foi o jogador que mais honrou a camisa 10, após a Era Zico. Seus lançamentos perfeitos, as arrancadas em direção ao gol, a força do chute, tanto com o pé direito como o esquerdo, os golaços olímpicos, mas, principalmente, a maneira como batia uma falta faziam os torcedores mais nostálgicos se arrepiarem. No entanto, sua bela passagem pelo Flamengo só durou até 2002.

Em 2009, aos 36 anos, desacreditado no meio futebolístico, o ídolo rubro-negro regressou ao clube e protagonizou uma das conquistas mais marcantes da história do Flamengo. Após 17 anos, a torcida rubro-negra pode, enfim, soltar o grito e comemorar o sexto campeonato brasileiro. Graças a seu talento, foi o eleito, com justiça, o Craque do Brasileirão 2009 de melhor meia-esquerda.

Porém, como tantos outros ídolos do passado, chegou a vez do gringo encerrar sua carreira. Sob o comando de Vanderley Luxemburgo, Pet, reintegrado ao elenco após um período de afastamento, fará sua despedida, não jogando um simples amistoso, mas uma partida oficial pelo Flamengo contra o Corinthians pelo campeonato brasileiro. Será encerrado mais um ciclo da Camisa 10 na Gávea.


PLAY...caprichosamente ela voa em direção ao ângulo esquerdo do goleiro Helton e entra. GOOOOLLLLLLLLLL. É o Pet, é o Pet, é o Pet!!!

* Fernando Matsumura, torcedor do Flamengo, é colaborador do Ludopédicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário