terça-feira, 3 de agosto de 2010

Clássicos regionais equilibrados


A última rodada do campeonato brasileiro foi marcada pelos chamados clássicos regionais que, via de regra, terminaram empatados. Apenas o Cruzeiro conseguiu vencer: 1x0 sobre o Galo, com um golaço de Wellington Paulista, de fora da área. O Atlético Mineiro, que, no papel, prometia ser um dos principais postulantes ao título deste ano – sob o comando de Vanderley Luxemburgo e com um bom elenco –, concentra suas forças em sair da incômoda zona de rebaixamento, estando hoje na penúltima colocação na tabela (10 pontos em 12 jogos: 2 vitórias, 2 empates e 8 derrotas!).

Nos demais clássicos regionais, empates: Palmeiras 1x1 Corinthians; Internacional 0x0 Grêmio; Flamengo 0x0 Vasco. Muito equilíbrio e muito respeito mútuo também. Até em excesso.

Quem se deu bem foi o Fluminense de Muricy. Na reestréia de Washington, que marcou dois gols e deu a assistência para outro, o tricolor das Laranjeiras cravou 3x1 no Atlético Paranaense e tomou a primeira colocação do campeonato. O Flu, para mim, é o favorito ao título, em que pese – é sempre bom lembrar! – que falta muito campeonato pela frente. Tem um bom elenco, motivado – especialmente o “renascido” Washington –, e um técnico competentíssimo e mordido pela perda do cargo na seleção brasileira e pelo fracasso com o Palmeiras no ano passado. Ou seja, Muricy, mais que ninguém, almeja o título brasileiro para mostrar o valor do seu trabalho.

No mais, o Brasileirão vai por um pouco por inércia. Inclusive, os goianos a perderem seus representantes no principal torneio nacional.

***

A queda

O Atlético Mineiro tem a companhia do Grêmio como “grandes” na zona de rebaixamento. O Vasco, depois da chegada de PC Gusmão, conseguiu uma ligeira escapada. Todos esses, aliás, já passaram pelas agruras da queda, devendo brigar com todas as forças para não repetir a experiência. Não apenas grandes clubes, mas também grandes técnicos como Luxemburgo e Leão, passam por maus momentos. No caso deles, porém, há quem pense que o momento pode até ser benéfico para recuperar um pouco da humildade perdida, se é que já existiu.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário