quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Futebol, eleições e concessão pública

Muito estranho o agendamento da partida entre São Paulo e Internacional para hoje, quinta-feira. Sim, Santos e Vitória faziam a finalíssima da Copa do Brasil ontem e conflitaria com a semifinal brasileira da Libertadores. Não obstante, foi justamente o que ocorreu na quarta-feira da semana passada, quando os jogos da Copa do Brasil e da Libertadores aconteceram concomitantemente.

Há uma outra possibilidade, talvez mais plausível, para explicar o agendamento. Também hoje, às 22 horas, a Band vai transmitir o primeiro debate entre os candidatos à Presidência

Segundo o portal Adtv, a Confederação Sul-Americana (Conmebol), no dia 16 de julho, anunciou a transferência da data da partida entre São Paulo e Inter do dia 4 (quarta-feira) para o dia 5 (quinta-feira) de agosto. Coincidentemente (será?), nessa oportunidade o debate já havia sido agendado. A pergunta que não quer calar: teria a Globo interferido para que a data da partida fosse transferida?

Ainda de acordo com o Portal Adtv, Luis Artur Nogueira, da Revista Exame, apontou que se todos os torcedores do São Paulo e do Internacional quiserem assistir ao jogo, o debate da Band poderá perder, em tese, a audiência de 21,6 milhões de pessoas (ou 11,2% dos torcedores a partir de 10 anos de idade), segundo pesquisa do Ibope divulgada em junho deste ano (16,8 milhões de tricolores e 4,8 milhões de colorados).

Em suma, perdem os torcedores-cidadãos, que precisam renunciar ao debate para assistirem ao jogo, perdem os cidadãos-torcedores, que deixam as emoções da disputa futebolística para conhecer as idéias de Dilma, Serra e Marina para o país. E perdemos todos com a exclusiva lógica comercial que motiva a Globo, no comando de um meio de comunicação que, pela Constituição e pela lei, é uma concessão pública. Em suma, deve seguir um interesse público. No entanto, público, público, negócios à parte... e acima.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário