sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os jogos de ida nas semifinais da Liga dos Campeões

Após os jogos de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, a impressão que se tem sobre os quatro competidores restantes é a seguinte: um time excepcional, pego de surpresa, mas plenamente capaz de obter a classificação em casa (Barcelona); um time muito bom, com um ótimo treinador, e capaz de despachar o franco favorito e levantar o caneco (Internazionale); um time de razoável a bom, extremamente dependente de seu craque holandês (Bayern Munique); e um time medíocre, medroso e que já foi longe demais no torneio (Lyon).

Na partidaça entre Inter e Barcelona, em Milão, foi possível constatar que o time espanhol joga realmente um futebol bonito, envolvente e bastante ofensivo. Porém, também se viu que não é imbatível. Para contê-lo, o adversário precisa de grande aplicação tática na marcação e atenção total durante toda a partida. Feito isso, como toda equipe tão propensa ao ataque, o Barcelona evidencia fragilidades na sua defesa. Toque final, portanto: ter um bom contra-ataque. Mas não é para qualquer um conter jogadores como Messi, Xavi, Pedro, Dani Alves, Ibrahimovic. E a Inter mostrou-se brilhante nessa dura missão, com destaque para os brasileiros. Não digo só os queridinhos de Dunga – Júlio César, Maicon e Lúcio –, mas também Thiago Motta que, digamos, mostrou nesse jogo a boa marcação que caracterizou o próprio Dunga em seus tempos de jogador.

Na partida de Munique, Bayern e Lyon – na minha opinião, inferiores tanto a Inter como a Barça – fizeram uma partida, se não burocrática, chata. A emoção vinha do empenho do time da casa, especialmente do craque do time, o holandês Robben, frente a uma equipe sem qualquer vergonha de jogar feio ou até mesmo não jogar nada. O Lyon foi tão covarde que se recusou a partir para cima mesmo com um jogador a mais. Já o Bayern, além de Robben, tem dois outros jogadores que fazem diferença: Schweinsteiger e o francês Ribery. Porém, este último, expulso, não jogará a partida de volta, na França.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário