sexta-feira, 16 de abril de 2010

Libertadores às portas dos mata-matas

Só falta uma rodada para o fim da fase de grupos da Libertadores. Depois, todas as fases serão de mata-mata. Até a final.

Entre os brasileiros, a melhor situação é a do Corinthians; a pior, do Flamengo. O Timão fez um jogo sofrível contra o segundo melhor do grupo – nem por isso menos fraco –, o Racing, do Uruguai. Mesmo em Montevidéu, o time paulista foi nitidamente superior, com destaque para Dentinho. Como se não bastasse, até a torcida corinthiana foi mais numerosa e barulhenta que a do adversário. Em suma: por enquanto, está tudo muito tranquilo para o Timão, que tem tudo para terminar esta fase como o time mais bem classificado de todos. Para mim, o melhor do jogo foi quando faltou luz no estádio uruguaio e a Globo passou a transmitir Santos x Guarani, pela Copa do Brasil. Foi por pouco tempo, uns 10 ou 15 minutos, suficiente para ver dois gols em mais uma goleada santista. No caso, por 8x1. Falando em Santos, seria ótimo se Ronaldo retomasse um pouco da alegria de jogar futebol mostrada por Ganso, Neymar e companhia. Afora os velhos problemas de peso, idade, etc., o Fenômeno está aparentando tristeza, apatia; sem meias palavras: falta de tesão. Quem sabe, pela certeza de que não há mais qualquer chance de voltar à seleção brasileira.

O Flamengo, por sua vez, complicou-se bastante com a derrota para o Universidad Católica, no Chile, por 2x0. Está fora da zona de classificação – hoje, juntamente com o Racing, o Mengo está entre os segundos colocados que não se classificariam para as oitavas – e, mesmo cumprindo a obrigação de vencer o Caracas em casa na próxima quarta-feira, já não depende apenas de si. O Flamengo pode chegar, no máximo, a 10 pontos. Pelo andar da carruagem, ninguém com pontuação menor vai se classificar. O que não significa que todos os times que alcançarem os 10 pontos passarão para as oitavas. Ah, de quebra, caso se classifique, há uma probabilidade grande de pegar o Corinthians no primeiro mata-mata do torneio. Imagine: uma decisão, logo de cara, envolvendo as duas maiores torcidas do Brasil! Seria um jogão!

Dos oito grupos, dois já estão definidos: o 4 e o 7. No Grupo 4, deu Libertad (PAR) em primeiro, com 12 pontos, e Universitário (PER) em segundo, com 10. No Grupo 7, nossa Raposa de Belo Horizonte deu um ligeira vacilada contra o Colo-Colo: com o empate por 1x1, perdeu a primeira posição para o Velez Sarsfield. O time argentino faturou a liderança do grupo, com 13 pontos, e o Cruzeiro ficou com 11. Boa pontuação para um segundo colocado, suficiente para garanti-lo na próxima fase.

São Paulo e Internacional partem de situação semelhante. Estão em segundo, a um pontinho dos respectivos líderes, os quais enfrentam em casa. Ou seja, dependem apenas de si. Mas não podem dar sopa para o azar. No caso, o azar tem nome: Once Caldas, no caso do Tricolor, e Deportivo Quito, no do Colorado.

Nas oitavas de final da Libertadores, os primeiros colocados de cada grupo enfrentarão os segundos colocados em ordem inversa de classificação. Isto é: o melhor primeiro colocado enfrenta o oitavo segundo colocado; o segundo primeiro colocado enfrenta o sétimo segundo colocado; e assim por diante. Em decorrência do abandono do Chivas Guadalajara e do San Luis, ambos do México, da Libertadores 2009 por causa da epidemia de gripe suína naquele país, os dois já estão classificados para a próxima fase. O Chivas, na condição de 5º segundo colocado e o San Luis, de 6º segundo colocado.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário