sexta-feira, 23 de abril de 2010

Todos os brasileiros nas oitavas da Libertadores

Uns com mais, outros com menos dificuldade, todos os cinco representantes brasileiros na Libertadores passaram para a próxima fase. Doravante é tudo mata-mata: classifica-se um, elimina-se o outro.

Grande atenção estará voltada para o chamado clássico do povo: Corinthians x Flamengo. O Mengo, que por pouco não foi eliminado na fase de grupos, vai pegar o Timão, o melhor time do torneio até agora. Promessa de jogos para lá de emocionantes, em que os dois devotos deixarão São Jorge em um dilema terrível sobre quem abençoar com a classificação. Não é exagero falar que se trata do mais importante confronto da história dos dois mais populares times do Brasil, o que dá uma noção da grandeza desse encontro. Apesar da boa pontuação do Corinthians e da quase eliminação antecipada do Flamengo, pode-se dizer que ambos não mostraram futebol convincente. E nem por isso os dois deixam de merecer o respeito do adversário. Aliás, de quaisquer adversários.

O Corinthians tem problemas com contusões e com a má fase de alguns que chegaram como grandes promessas. Alessandro, Felipe, William e Chicão vai e vem estão no departamento médico. Edu, Marcelo Mattos e Defederico, digamos, prometeram mais do que cumpriram. Como se não bastasse, o grande ídolo do time, Ronaldo, continua fora de forma, mas, diferentemente do ano passado, mostra deficiências técnicas e total ausência de alegria em estar em campo. De qualquer forma, o Timão ainda tem Roberto Carlos, Elias e Dentinho em boa fase, e um conjunto que, se não é brilhante, evolui sem maiores problemas no campeonato.

Já o Flamengo, campeão brasileiro de 2009 – para mim, também de 1987 –, arrasta-se em uma crise dentro de campo e em outra, fora dele. Em campo, o Mengo perdeu (enfim!) para o Botafogo a final da Taça Rio, com direito a pênalti perdido por Adriano, e na própria Libertadores passou por maus bocados. Fora de campo, Pet, um dos heróis de 2009, vive às turras com a direção técnica, o técnico Andrade está demitido (está?!), o vice-presidente Marcio Braz foi afastado, Joel Santana, cogitado, desconversou, Adriano continua colecionando escândalos a reboque de problemas pessoais e álcool. E por aí vai.

Tudo isso, em vez de diminuir a atenção da massa, coloca ainda mais tempero nesse clássico das multidões que promete parar o país todo. Ou, pelo menos, a maioria esmagadora dos brasileiros.

O São Paulo, após vitória difícil sobre o Once Caldas por 1x0, no Morumbi, pega o adversário aparentemente mais frágil: o Universitário, do Peru. Mesmo não apresentando um futebol convincente, e de certo abalo com a eliminação no Paulista, o Tricolor é fortíssimo na Libertadores e tudo indica que aponte para uma fase ascendente. O que pode complicar é a relação da torcida com seu técnico, além das reclamações de Washington e de outros jogadores que se achem imprescindíveis. E talvez sejam mesmo.

O Internacional despachou por 3 a 0 o Deportivo Quito, placar que lhe alçou uma posição suficiente para escapar de um confronto com o Cruzeiro. Em vez do time de Minas, o Colorado vai pegar o Banfield, que, apesar de argentino, não mete lá muito medo.

O Cruzeiro, por fim, parece ter pego o adversário estrangeiro mais complicado: o Nacional, do Uruguai. É lógico que não dá para viver de passado, mas é bom lembrar que a camisa do Nacional carrega três estrelas de campeão mundial, o que há de ser respeitado sempre. Quem sair desse confronto deve ser o adversário do São Paulo nas quartas de final.

Nessa fase, ocorrem as tradicionais partidas de ida e volta. Detalhe importante: vale o mesmo critério de desempate conhecido na Copa do Brasil. Ou seja: tomando-se os dois jogos, o primeiro critério é o saldo de gols, e o segundo, os gols marcados fora de casa.

JFQ

Abaixo, gráfico com o chaveamento da Libertadores 2010:

Imagem tirada do blog Futepoca (www.futepoca.com.br)

Um comentário:

  1. É matar ou morrer. Chegou a hora de deixar as vaidades de lado e honrar o manto sagrado. Provar pq é o atual campeão brasileiro. O Maraca vai estar lotado e com certeza a torcida fará a diferença. Palpite para o 1º jogo: Fla 2 x 0 Coringão (gols de Léo Moura e Wagner Love)

    ResponderExcluir