quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Paulistão Chega às Semifinais

Definidos os jogos das semifinais do Paulistão. De um lado, o clássico San-São. De outro, Grêmio Prudente e Santo André, os azarões.

O São Paulo arrancou sua classificação com uma vitória por 3x1 sobre o Santo André. Em um jogo movimentado, apesar do adversário oferecer relativa resistência, o tricolor foi sempre soberano. Destaque para o jovem Marlos que aos poucos volta a mostrar o bom futebol apresentado no Coritiba e nos primeiros jogos no próprio São Paulo. Falta a ele, porém, estabilidade, permanecer jogando bem por longo tempo. Ou, em linguagem boleira: não pipocar.

Sem dúvida, Santos e São Paulo devem fazer dois jogos daqueles, apesar do time da Vila Belmiro apresentar-se como a sensação do campeonato, levando certo favoritismo. Ressalte-se: favoritismo que pode ser enganoso, já que, como sabemos, clássico é clássico.

Quanto à disputa dos “pequenos”, há que se enaltecer em ambos os casos o ótimo trabalho de seus técnicos. Sérgio Soares há um bom tempo vem mostrando sua competência no Santo André, apesar do descenso para a segundona do Brasileiro no ano passado. Soares conta no currículo o surpreendente título da Copa do Brasil de 2004, o acesso do Santo André para a Série A do Brasileiro em 2008 e, coincidentemente, o acesso do Barueri, hoje Prudente, para a Sério B do Brasileiro em 2006.

Competência comprovada, apesar do pouquíssimo tempo como treinador, também pode ser apontada em relação a Toninho Cecílio. Defenestrado do Palmeiras, onde era dirigente, mostrou-se um herói aos neo-prudentinos, classificando o Grêmio para uma inédita final, após espetacular arrancada com 6 vitórias consecutivas.

Vale dizer, a grande decepção do campeonato foi o ex-time de Cecílio. O Palmeiras simplesmente não consegue sair da crise em que se afundou desde o ano passado. Sai dirigente, sai técnico, entram novos jogadores e o time continua com péssimos resultados. Ontem, encerrou sua participação no Paulista com um mísero 11º lugar e uma derrota para o Paulista de Jundiaí por 3x1. Nessa toada, o Palmeiras corre o risco de ter como único objetivo em 2010 não cair no Brasileirão.

Menos vexatória, mas também decepcionante, foi a participação do Corinthians. O Timão acabou o campeonato em 5º, próximo da classificação, com uma goleada de 5x1 sobre o rebaixado Rio Claro. Apesar dos discursos apontando a Libertadores como prioridade, ninguém mais do que o Corinthians valoriza o Paulistão. Portanto, a eliminação é considerada, sim, um fracasso, especialmente em se tratando do ano do centenário. De qualquer forma, ficaram algumas lições. Primeira: Roberto Carlos voltou a mostrar parte do ótimo futebol que o consagrou. Segunda: Dentinho, assim como Jorge Henrique – por que não os dois juntos? –, é um jogador rápido, muito útil ao lento, mas matador, Ronaldo. Terceira: Mano Menezes, pretendendo “dar uma força” a Rafael Santos, acabará por queimá-lo, uma vez que o jovem goleiro comete, pelo menos, uma falha grave a cada jogo.

Os quatro rebaixados foram os mesmos que subiram neste ano: Rio Branco, Rio Claro, Monte Azul e Sertãozinho. Coincidência? Não. Prova de que não basta time para subir; é preciso estrutura para permanecer na primeira divisão. A propósito, parabéns ao Ituano dos pentacampeões Juninho Paulista e Roque Junior: garantiram a permanência com uma virada sobre a Portuguesa, após estarem perdendo por 2x0. E foi o último jogo da brilhante carreira de Juninho.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário