quarta-feira, 28 de abril de 2010

O clássico do povo em seu confronto mais importante



De acordo com pesquisa do Datafolha, publicada ontem, dia 27 de abril, na Folha de S.Paulo, as torcidas de Flamengo e Corinthians, juntas, representam 31% de todas as torcidas do Brasil, acima de 16 anos de idade. São, aproximadamente, 17% de flamenguistas e 14% do corinthianos. Contando, inclusive, os 25% que declararam não torcer para nenhum time. Ou seja, considerando apenas os brasileiros acima de 16 anos que dizem torcer para algum time, Corinthians e Flamengo respondem por mais de 41% dos torcedores. Cerca de 40,5 milhões de brasileiros! O Datafolha também concluiu que há um empate técnico entre as duas maiores torcidas, mas não vou entrar nessa discussão.

Em suma, não apenas São Jorge, mas grande parte dos brasileiros está dividida entre rubro-negros cariocas e alvinegros paulistas. E, independentemente de onde estejam corinthianos e flamenguistas, hoje e na próxima semana estarão com um baita frio na barriga. Nervosos, porém esperançosos de que seus times passem à próxima fase da Libertadores.

Na condição de corinthiano, em que pese o nervosismo, considero o momento histórico para o futebol brasileiro. Trata-se, nada mais nada menos, que o mais importante confronto da história entre os dois mais populares times do Brasil! O país vai parar, não tenho dúvidas.

Vale dizer, esse chamado “clássico das multidões” ou “clássico do povo” nunca protagonizou uma grande decisão nacional ou internacional. Apenas a Supercopa de 1991, disputado em jogo único entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil, na época, respectivamente, o Corinthians e o Flamengo. Ironicamente, hoje os títulos estão invertidos. Nesse embate o Corinthians venceu por 1x0, gol de Neto.
Porém, os dois confrontos mais importantes, tanto um, como o outro, de tirar o fôlego, foram a quartas de final do Brasileirão de 1984 e as da Copa do Brasil de 1989.

Em 84, o Flamengo, contando com um timaço e com seu ídolo Zico, venceu o Timão por 2x0 no jogo de ida, no Maracanã. O Corinthians, também com um bom time e com seu ídolo Sócrates, entrou em campo, na volta, no Morumbi, e aplicou um robusto 4x1 no Flamengo, eliminando o rubro-negro do campeonato em que era o campeão. Diga-se de passagem, o Corinthians também era bicampeão paulista, na vigência da sua famosa democracia.

Independentemente de quem venceu e quem perdeu, foi um dos mais emocionantes confrontos do futebol brasileiro. Como se não bastasse estar em campo dois dos seus maiores craques de todos os tempos, Zico e Sócrates.

Veja os melhores momentos desse jogo, clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=zTctdfhW_WA
Em 89 veio a vingança. No jogo de ida, no mesmo Maracanã, o Flamengo aplicou também um 2x0 no Corinthians. Na volta, no Morumbi, o Corinthians vencia por 4x1, o que lhe daria a classificação para as semifinais pelo maior saldo de gols. Contudo, no finalzinho da partida, eis que surge Junior, outro craque do Mengo, para marcar o gol da classificação do time da Gávea, pelo critério dos gols fora de casa.

Também vale uma espiada no link: http://www.youtube.com/watch?v=lMK3kCaBuPc

Nos clássicos entre Corinthians e Flamengo também estão registrados alguns gols antológicos. Cito dois: o gol de Neto, no Maracanã, do meio do campo, no ângulo direito do goleiro Gilmar Rinaldi, e o gol genial de Romário, no Pacaembu, em que dá um elástico desconcertante em Amaral.


Enfim, será o clássico dos clássicos das multidões. Um belo espetáculo para os adoradores do futebol. Uma dura prova para os corações de 40 e tantos milhões de brasileiros, flamenguistas e corinthianos.

***
Gigantes em crise, mas gigantes


Muito das atenções do confronto entre Flamengo e Corinthians estarão voltadas a seus respectivos ídolos maiores (em todos os sentidos), Adriano e Ronaldo. Atenção que se justifica pelo histórico de craques que ambos construíram, mas também pela crise que os dois, de uma forma ou de outra, vêm passando em suas vidas pessoais e nos gramados.

Quanto a Adriano, por exemplo, vale citar notícia veiculada no programa Bola na Rede, da RedeTV!, do dia 18/4, em que Fernando Vanucci lançou uma bomba. De acordo com o apresentador, algumas fontes que mantêm na CBF confirmaram a informação de que o jogador Adriano, que sabidamente tem problemas com o álcool, corre o sério risco de não ir à Copa. E não se trata "apenas" da dependência química, do sobrepeso ou do pênalti perdido contra o Botafogo. Caso Adriano seja preterido por Dunga, a gota d’água terá sido a ausência do jogador na partida em que o Flamengo foi derrotado pelo Universidad Católica. O problema é que Adriano, que não viajou ao Chile alegando contusão, teria organizado uma festança enquanto seu time era derrotado por 2x0. Dunga já estaria até a tampa com o Imperador.

Sobre Ronaldo, a informação é que o Fenômeno está fumando dois maços de cigarro por dia. Especula-se: em função de problemas pessoais. Aliás, tanto os problemas íntimos como o tabagismo explicam bastante da queda de rendimento que Ronaldo vem demonstrando em campo. Mano Menezes, o técnico do Timão, lançou uma emenda pior que o soneto, afirmando que o cigarro não faz mal a Ronaldo. Pelo contrário, o cigarro faz mal a qualquer um, especialmente a atletas profissionais.

De qualquer forma, com problemas ou sem problemas, a presença de Adriano e Ronaldo certamente agigantará ainda mais esse clássico que naturalmente já tem proporções enormes.


JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário