quarta-feira, 16 de março de 2011

Resultado da Enquete


Corinthians, em 2000, e Atlético de Madrid, em 1974, conquistaram o título mundial sem levantarem a taça continental


O blog lançou a seguinte pergunta: O Corinthians é o único clube campeão mundial que não venceu torneio continental: verdadeiro ou falso? 71% responderam que a afirmação era verdadeira e 28%, que era falsa.

A resposta – cara aos corinthianos, sempre criticados por terem ganho o Mundial sem ter levantar antes a Libertadores – é afirmativa. Além do Timão, que jamais venceu o principal torneio sul-americano, a Libertadores da América, o Atlético de Madrid, campeão mundial de 1974, jamais venceu a Liga dos Campeões da Europa.

Nem sempre o campeão da Champions League aceitou participar da disputa, em geral, alegando problemas de agenda. Nesses casos, o vice-campeão europeu representou o continente: o Ajax, da Holanda, deixou de participar em 1971 e 73, cedendo o lugar ao Panathinaikos, da Grécia (71) e à Junvetus, da Itália (73); o alemão Bayern de Munique cedeu o lugar ao Atlético de Madrid, em 1974; o Liverpool, da Inglaterra, cedeu a vaga ao alemão Borussia Mochengladbach, em 1977; o também inglês Nottingham Forrest cedeu o lugar ao sueco Mälmo FF, em 1979. Nos anos de 1976 e 1978 sequer houve a disputa. Em 1993, o vice europeu, Milan, ocupou o lugar do campeão, Olympique Marseille, na disputa do mundial, por conta de um escândalo de compra de jogos no campeonato francês. Destaque-se que, até 1979, o título mundial era disputado em duas ou três partidas, nas casas dos adversários.

Com exceção do Atlético de Madrid, em 74, sempre o campeão da Libertadores ou o da Champions League faturou o título mundial. O que também ocorreu com o advento da Copa do Mundo de Clubes, com exceção do Corinthians, em 2000, que participou como campeão nacional do país-sede. Detalhe: no mesmo ano de 2000, também foi realizado o mundial “de Tóquio”, com vitória do Boca Juniors, da Argentina. Ou seja, há dois campeões mundiais em 2000.

Outra curiosidade: todos os títulos foram disputados por um europeu contra um sul-americano, com duas exceções: em 2000, jogado entre os brasileiros Corinthians e Vasco da Gama, e em 2010, quando a italiana Internazionale enfrentou o africano Mazembe, da República Democrática do Congo.

Algumas ponderações devem ser feitas. O que se considera mundial de clubes, na verdade, divide-se em três torneios diferentes: a Copa Intercontinental (disputada de 1960 a 1979), a Copa Toyota (disputada em partida única, no Japão, de 1980 a 2004) e o Copa do Mundo de Clubes da FIFA (disputado em 2000 e de 2005 em diante). Os dois primeiros reuniam apenas o campeão sul-americano (Libertadores da América) e o campeão europeu (Liga dos Campeões da Europa). Somente com a Copa do Mundo da FIFA todos os continentes passaram a ser representados, bem como o campeão nacional do país-sede. Até hoje, o Mundial da FIFA foi realizado apenas no Brasil (2000), no Japão (2005 a 2008) e nos Emirados Árabes Unidos (2009 e 2010).

De 2001 a 2004, o torneio foi cancelado por problemas envolvendo a FIFA e a então organizadora, a empresa suíça ISL. Em 2001, o Mundial seria realizado na Espanha, e teria a presença dos seguintes clubes: Al-Hilal (Arábia Saudita), Boca Juniors (Argentina), Palmeiras (Brasil), Hearts of Oak (Gana), Los Angeles Galaxy (EUA), Jubilo Iwata (Japão), Wollongong Wolves (Austrália), Zamalek (Egito), Galatassaray (Turquia), Real Madrid (Espanha), Deportivo La Coruña (Espanha) e CD Olimpia (Honduras).

O Mundial deste ano retornará ao Japão. Pelo menos, é a informação de momento, antes que qualquer avaliação tenha sido feita sobre a possibilidade do país abrigar o evento após os incidentes que vêm ocorrendo nos últimos dias.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário