quinta-feira, 24 de março de 2011

O triplo sonho dominical do Tricolor


Mesmo com a derrota são-paulina para o Paulista de Jundiaí (3x2) e com a vitória corinthiana sobre o Oeste de Itápolis (3x0), ontem, a expectativa do tricolor paulista deve ser maior que a do alvinegro para o clássico que travarão no próximo domingo, em Barueri. Explica-se: no próximo Majestoso, como é chamada a peleja entre São Paulo e Corinthians, o time do Morumbi sonha em obter três conquistas marcantes, ao mesmo tempo. Se o São Paulo vencer, acabará com um incômodo tabu que terá durado, aproximadamente, três anos e meio ou 11 jogos sem vencer o arquirrival (7 vitórias corinthianas e 4 empates).

De quebra, o São Paulo tirará o Corinthians da liderança e, caso o Palmeiras não vença o Bragantino, no próximo sábado, retornará à ponta do Paulistão. Por fim, se Rogério Ceni marcar um gol, será o centésimo de sua carreira, número para lá de simbólico em se tratando de um goleiro. Aliás, Ceni já é o goleiro com mais gols na história do futebol, seguido pelo paraguaio Chilavert, já aposentado, que conta “apenas” 62 gols no currículo. Vale lembrar que a FIFA reconhece 97 gols do goleiro são-paulino, deixando de somar dois deles, marcados em amistosos.

Sobre o tabu atual, o interessante é que o Timão reverteu a “freguesia”, isto é, a sina de resultados favoráveis sobre o rival, já que de março de 2003 a outubro de 2007 foi ele, Corinthians, que não conseguiu vencer o Tricolor (13 jogos, com 8 derrotas e 5 empates). Detalhe: o empate de 1 a 1 em partida pelo Brasileirão, ocorrida em 14/07/2007, é considerada tanto por são-paulinos como por corinthianos como pertencente ao “seu” tabu. Isto porque tal partida está justamente entre a última vitória do São Paulo (3 a 1, em 11/02/2007) e a primeira vitória do Corinthians (1 a 0, em 14/10/2007, com o famoso gol de Betão). Portanto, são-paulinos e corinthianos podem colocá-la na “sua” sequência de partidas em que permaneceu invicto diante do outro (ver quadro abaixo).

Uma curiosidade: a “reversão de tabus” parece uma tradição do mosqueteiro, que passou 11 anos sem vencer o Santos e, em seguida, ficou 7 sem derrotas para o time da Vila Belmiro. Outra curiosidade: a última vez que o Corinthians venceu o São Paulo antes do tabu pró-Tricolor foi no dia 22/03/2003, na final do Paulistão desse ano, quando, assim como hoje, Ceni defendia o gol do time do Morumbi e Liedson era o principal atacante do Timão.


JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário