sábado, 1 de maio de 2010

Enquetes e derradeiras especulações sobre a lista de Dunga

Resultados das últimas enquetes

De olho na Copa, o Ludopédicas deixou duas enquetes aqui ao lado. Eis o resultado final.

Na primeira enquete, o blog perguntava qual jogador você convocaria para disputar a Copa pela seleção brasileira. Só era possível escolher um nome, dentro de uma lista de cinco. O resultado foi um empate no primeiro lugar entre Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso, cada um com 27% dos votos. Em seguida, muito próximos, Ronaldo, com 8%, Alexandre Pato, com 5% e Hernanes, com 2% dos votos.

Ressalte-se que no decorrer da pesquisa foram cogitados outros nomes pela imprensa. Como a enquete já havia sido iniciada, não era possível novas inclusões. Assim, a título de registro, destacamos o nome de Roberto Carlos, do Corinthians, jogando bem e em uma posição – a ala esquerda – para a qual Dunga, até agora, não encontrou alguém plenamente confiável.

Merece destaque, ainda, o crescimento de Paulo Henrique Ganso no decorrer da pesquisa e a manutenção de Ronaldinho Gaúcho entre os mais votados, embora, na imprensa, tenha caído o assédio por sua convocação a reboque dos maus resultados do time seu time, o Milan.

A segunda enquete questionava qual seleção seria mais difícil para o Brasil em uma eventual partida eliminatória na Copa. Venceu a Argentina, com 38% dos votos – certamente sob influência do ótimo futebol de Messi, além da rivalidade histórica com os hermanos –, seguida pela Espanha, com 27%, França, com 16%, Inglaterra, com 9%, Alemanha e Itália, ambas com 6% dos votos.

Ausente da lista, merece ser ressaltada a seleção da Holanda, cabeça de chave do Grupo E. Principalmente pelo bom futebol demonstrado por dois dos seus jogadores, Robben, do Bayern Munique, e Sjneider, da Internazionale, que se enfrentarão em Madri, no próximo dia 22, pela final da Liga dos Campeões da Europa.

Nova Enquete

No próximo dia 11 de maio, Dunga divulgará a lista dos 23 convocados do Brasil para a Copa da África do Sul. Nessa expectativa, a nova enquete lançada pelo blog, valendo a partir de hoje é a seguinte:

Quais os 23 jogadores que Dunga convocará para a Copa, a serem divulgados no próximo dia 11 de maio?

É preciso escrever todos os 23, lembrando que 3 deles são goleiros.

Atenção: a pergunta não se refere a quem você convocaria se fosse o técnico, mas quem efetivamente será convocado por Dunga.

A lista deve ser enviada para o endereço do blog, ludopedicas@gmail.com , com o assunto “Enquete Lista dos 23 da Copa”. Também deve constar o nome de quem está enviando.

Como referência, a última convocação feita por Dunga, para o jogo contra a Irlanda, realizado em 2 de março passado, tinha 22 nomes (não foi convocado o terceiro goleiro). Eram os seguintes: Júlio Cesar (Inter-ITA), Doni (Roma-ITA), Maicon (Inter-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Lúcio (Inter-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão Benfica-POR), Thiago Silva (Milan-ITA), Michel Bastos (Lyon-FRA), Gilberto (Cruzeiro), Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Elano (Galatassaray-TUR), Ramires (Benfica-POR), Júlio Batista (Roma-ITA), Josué (Wolfsburg-ALE), Kaká (Real Madrid-ESP), Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilha-ESP), Adriano (Flamengo) e Nilmar (Villareal-ESP). Após contusão e corte de Luis Fabiano, também foram convocados Grafite (Wolfsburg-ALE) e Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE).

***

Derradeiras especulações sobre a lista de convocados

Tomando por base a última convocação da seleção brasileira, para o jogo realizado contra a Irlanda, faço as últimas especulações acerca da lista definitiva para a Copa do Mundo da África do Sul, a ser anunciada por Dunga no próximo dia 11 de maio. Analiso a possível convocação dividindo os jogadores nos seguintes grupos:

Grupo dos Incontestáveis:
Certos na cabeça de Dunga e praticamente consensuais entre torcedores e imprensa. São 9: Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Robinho, Kaká, Nilmar, Luis Fabiano

Grupo dos Homens de confiança:
Certos na cabeça de Dunga, mas geram discussão entre torcedores e imprensa. São 8:
Gilberto Silva, Luisão, Elano, Ramires, Felipe Melo (em má fase na Juventus, de Turim), Júlio Batista (em má fase na Roma), Josué, Doni (reserva de outro brasileiro, Júlio Sérgio, na Roma).

Grupo dos “Vão-não-vão”:
Chamados com menor constância, mas presentes na última convocação. Probabilidade boa, mas não certa, de irem à Copa. São 4:
Kleberson (em má fase no Flamengo), Gilberto, Thiago Silva, Michel Bastos e Adriano (às vezes decisivo, às vezes ausente, enfrenta problemas pessoais e com o álcool, além de sobrepeso).

Grupo dos goleiros em disputa:
A terceira vaga de goleiro deve ficar com Gomes, do Totteinham, ou Victor, do Grêmio.

Grupo das Zebras:

Subgrupo das Zebras Fortes (2):

Paulo Henrique Ganso: Está entre os preferidos da torcida e da imprensa e há vaga não certa na sua posição. Dá opções táticas e lhe sobra criatividade para atuar do meio para a frente).

Grafite: Foi convocado para substituir Luis Fabiano no último jogo. Apesar de não ser paparicado pela opinião pública, é a melhor opção a Dunga caso resolva descartar o problemático Adriano.

Subgrupo das Zebras com Força Média (3):

Neymar: Está na boca do povo e da imprensa. Talvez seja o pedido mais estrondoso do momento. Porém, para convocá-lo, Dunga talvez tenha que preterir algum dos seus homens de confiança, algo difícil de acontecer.

Ronaldinho Gaúcho: O renomado craque voltar a ser pedido pela opinião pública sob o argumento de ser ter voltado ao bom futebol no Milan e ser o único capaz de substituir Kaká.

Roberto Carlos: Apareceu no momento certo para a posição certa. Além de ser forte na marcação, ao gosto de Dunga.

Subgrupo das Zebrinhas:

A convocação desses jogadores, apesar de ter sido cotados, é para lá de improvável: Miranda, Sandro, Ronaldo, Pato, Carlos Eduardo, Lucas, André Santos, Kleber (Internacional). Pelo que vêm jogando em seus clubes, faço constar ainda Thiago Motta e Júlio Sérgio. Só para constar mesmo.

Conclusão e Palpite:

Todos os “incontestáveis” e os “homens de confiança” devem ser convocados: total de 17 jogadores. Mais o terceiro goleiro: 18. Sobram 4. Desses, creio que dois do grupo “vão-não-vão” vão: Thiago Silva e Michel Bastos. Portanto, minha dúvida se restringe à ida de Kleberson, Gilberto e Adriano. Os substitutos podem ser Ganso, Roberto Carlos e Grafite. Porém, caso a pressão por Neymar seja incontrolável, quem deve dançar é o lateral corinthiano.

Enfim, meu palpite oficial para a convocação que Dunga fará no dia 11 é o seguinte:

Goleiros: Júlio César (Inter-ITA), Doni (Roma-ITA) e Gomes (Totteinham-ING); Alas: Maicon (Inter-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA) e Roberto Carlos (Corinthians); Lúcio (Inter-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA); Meias: Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Felipe Melo (Juventus-ITA), Elano (Galatassaray-TUR), Ramires (Benfica-POR), Josué (Wolfsburg-ALE), Júlio Batista (Roma-ITA), Paulo Henrique Ganso (Santos) e Kaká (Real Madri-ESP); Atacantes: Luis Fabiano (Sevilha-ESP), Robinho (Santos), Nilmar (Villareal-ESP) e Adriano (Flamengo).

***


Em tempo: Seria bom que o bravo – em todos os sentidos – Dunga não fosse na linha de Parreira, dizendo que os pedidos por Neymar e Ganso não são aspirações do povo, mas uma caixa de ressonância do que vem da imprensa. Simplesmente porque foi por conta da pressão vinda dessa “caixa de ressonância” que Parreira convocou, no último jogo das eliminatórias, o então aclamado Romário. Ou seja, antes que Dunga imponha o “vão ter que me engolir”, seria interessante refletir se aquela seleção de 94, na qual foi o capitão, teria conquistado o tetra sem o baixinho. Uma espécie de Neymar da época.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário