sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os jogos de ida das quartas da Libertadores

Para os mais apressados, os jogos de ida das quartas de final da Libertadores foram marcados pela quase definição dos classificados. Para os mais cautelosos, porém, qualquer previsão é extremamente temerária.

O Chivas Guadalajara entrou “com o bonde andando”, mas entrou com tudo no torneio. Jogando em casa, arrasou o Libertad, do Paraguai, por 3x0. Para se classificar, pode perder por até dois gols de diferença. Se marcar um gol, pode perder por três gols. Lembrando que, caso o Chivas seja o campeão da Libertadores, o vice é que terá a vaga para o Mundial da FIFA. Só o Pachuca, campeão da Concacaf, representará o México em Dubai, no final do ano.

Quem se deu muito mal foi o Flamengo. Perdeu em pleno Maracanã para o Universidad de Chile por 3x2. Mas o jogo poderia muito bem ter acabado 10x10, tantas foram as oportunidades de gol incrivelmente perdidas. Agora o Mengo tem a missão duríssima de vencer o Universidad em pleno Chile, onde a pressão da torcida é muito forte, por dois gols de diferença. Reverter essa situação é possível, muito difícil, porém possível. De qualquer forma, o time carioca mostra ser o mais instável dos brasileiros na Libertadores.

O vexame do rubro-negro carioca não se limitou ao placar. Perguntado sobre as vaias e xingamentos vindos dos próprios torcedores do próprio Flamengo, descontentes com a atuação do time, a reação de Bruno não foi das mais tranquilas. “Estou me lixando para eles”, foi sua resposta. Depois de brigar com Andrade, desdenhando do ex-comandante por “nunca ter ganho nada” (Andrade venceu 5 brasileiros, foi um ótimo jogador, muito melhor que Bruno!), depois de soltar a pérola sobre sair no tapa com a própria mulher, agora Bruno lixa-se para quem paga ingresso e lota os estádios para ver o seu time. Conclusão inescapável: Bruno, calado, é um poeta! Além do destempero, a originalidade também não é o forte do goleiro. Afinal, estar se lixando também é o pensamento de certos deputados a respeito daqueles que os elegem, não é mesmo?!

Cruzeiro e São Paulo fizeram o segundo embate brasileiro da Libertadores. Mesmo jogando fora de casa, o Tricolor foi um time equilibrado, sólido na defesa e perigoso no ataque, durante toda a partida. Aliás, creio que tenha sido a melhor partida do São Paulo este ano. Não há como deixar de creditar ao estreante Fernandão boa parte dos méritos pelo resultado. Fernandão foi um exímio pivô – função que muitos queriam que Washington desempenhasse, apesar de não ser essa sua melhor característica –, preparando bolas para Hernanes, Marlos, Dagoberto e quem mais chegasse. Além dele próprio mostrar capacidade de desempenhar a função de matador.

O fato é que, com Washington, o time precisa jogar em sua função. A eficiência ofensiva, nesse caso, seria aumentada com um esquema 4-3-3, com dois segundos atacantes – no caso, Dagoberto e Fernandinho –, abertos nas pontos, a servir o “coração valente” na área. Como Ricardo Gomes é avesso a essa esquema, não admitindo perder meio-campo em prol de um atacante a mais, Fernandão passa a ser a opção ideal.

Além dele, Marlos e Hernanes articularam muito bem as jogadas de ataque, conduzindo a bola do meio para a frente. Na ligação, Dagoberto mostrou sua rapidez. Na zaga, mesmo com a ausência de Miranda, Xandão e Alex Silva cumpriram bem suas funções. Cicinho também foi bem, mostrando que aos pouco retoma seu melhor futebol. Rogério Ceni foi decisivo quando requisitado. O ponto fraco do São Paulo foi a marcação de Thiago Ribeiro nas escapadas pela direita, que, para sorte dos são-paulinos, não se transformaram em gol.

O já ganhou é sempre temerário e a humildade deve ser sempre valorizada. Mas, para mim, a vaga do Tricolor para as semifinais está garantida. Mais do que isso: a atuação do São Paulo o coloca como um dos grandes favoritos ao título. Muito embora, ser favorito nesta Libertadores revelou-se condição que dá um certo azar...

No jogo de ontem, o Internacional, jogando em casa e empurrado por uma torcida entusiasmada, enfrentou um páreo duríssimo: o Estudiantes, atual campeão da Libertadores. O jogo foi brigado e a bola só entrou a poucos minutos do final. Porém, o golzinho do uruguaio Sorondo pode ter sido o gol da classificação do Colorado. Apesar da necessária cautela – é bom lembrar que o Estudiantes em casa é fortíssimo –, acredito na classificação do Inter. O que resultaria no terceiro confronto de brasileiros desta Libertadores.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário