segunda-feira, 3 de maio de 2010

Parabéns aos campeões estaduais


Ontem, juntaram-se ao Coritiba e ao Botafogo outros tantos campeões estaduais de 2010. Com menção honrosa, ao time encantador do Santos: sem dúvida, o grande revelação do futebol brasileiro deste ano, para não dizer uma das grandes alegrias de todo o mundo ludopédico.

Interessante que alguns dos campeões deste domingo conquistaram seus títulos com uma derrota. Foi o caso do próprio Santos (2x3 contra o fantástico Santo André), do Grêmio (perdeu o Gre-Nal por 1x0), do Vitória (derrotado no Ba-Vi por 2x1). Isso, porém, em nada diminui os méritos de cada título conquistado. Afinal, os campeões fizeram por merecer a vantagem de assegurarem os respectivos canecos mesmo com derrotas simples.

Ressalte-se também a conquista do professor Vanderley Luxemburgo, exímio colecionador de taças, com mais um título em seu currículo. E que passe de Ricardinho para o segundo gol de Diego Tardelli!

Em resumo, parabéns ao Galo, ao Grêmio, ao Vitória, ao Atlético de Goiás, ao Avaí, ao Fortaleza, ao Coritiba, ao Glorioso, ao Peixe e aos demais campeões estaduais de 2010.

Ao contrário de Juca Kfouri e outros comentaristas avessos aos estaduais, faço um salve aos paulistinhas, carioquinhas, mineirinhos, gauchinhos e afins, lugares, por excelência, do encontro do futebol globalizado com a tradição das rivalidades locais, assim como das batalhas homéricas entre grandes e pequenos, tradicionais duelos entre Davi e Golias, donde costuma prevalecer o maior, reservando, porém, algumas surpresas do menor que se agiganta.

Quanto aos estaduais deste ano, uma especial saudação por proporcionarem o encantamento com os Gansos, Neymares, Tardellis, Abreus e outros artistas, meninos ou veteranos, e pela surpresa dos pseudo-derrotados, zebras grandiosas, cavalgando imponentes do alto da condição de vice. Vivas ao Santa Helena, ao Ipatinga e ao Santo André.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário