segunda-feira, 2 de julho de 2012

20 anos da primeira Libertadores do São Paulo


Maurício Rafael


Primeiro gostaria de dizer que fiquei muito honrado em receber um pedido para dissertar sobre a comemoração dos 20 anos da conquista do 1° Título da Copa Libertadores da América pelo São Paulo Futebol Clube. Principalmente por esse convite ter sido feito por um corinthiano roxo, meu grande amigo João.

Bem, os neurônios que sobreviveram as gandaias da época da faculdade, ainda guardam bem as lembranças daquele time magnífico, liderados por Zetti, Cafu, Raí, Muller e Palhinha e orquestrado pelo melhor técnico que eu já vi atuar, o saudoso Telê Santana.

Enfrentamos um time argentino com nome estranho – Newell´s Old Boys. O jogo foi difícil como era de ser uma disputa com qualquer time argentino, pois eles tinham mais experiência nesse tipo de competição, visto que, até hoje eles são os maiores ganhadores de títulos da Libertadores com o Independiente, que possui 7 taças.

Jogamos a partida final no Morumbi e ganhamos o jogo por 1 X 0, gol de Raí no segundo tempo, o que levava  a decisão para as penalidades máximas. Nos pênaltis vencemos por 3 X 2 e nos sagramos Campeões da Taça Libertadores da América de 1992.

É bem verdade que a disputa desse título não tinha para nós são-paulinos o peso que tem hoje para os corinthianos, pois deve ser duro ter que esperar mais de 100 anos para possuir um titulo desses...rsrsrsr!!!! , mas mesmo assim eu tinha a consciência que esse, seria um título muito importante para o meu clube, pois nos daria a chance de disputar o campeonato mundial inter-clubes, campeonato esse conquistado meses depois em cima do todo poderoso Barcelona.

Enfim, esse 1° Título da Libertadores, abriu as portas do cenário mundial para o São Paulo, que a partir desse campeonato conquistado com muita técnica e garra, mostrava  o inicio de uma historia de grandes glórias nos certames internacionais.

* Maurício Rafael é são-paulino e colaborou com o Ludopédicas.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela colaboração, Maurício. Só faço um reparo: se a Libertadores só começou em 1960, no máximo, o Corinthians terá esperado "só" 52 para conquistá-la, caso levante a taça (se Deus quiser!!!) na próxima quarta-feira. Ah, outro reparo: não é bem verdade esse papo de que os tricolores não ligavam tanto para o título. Me lembro bem da muvuca aqui em Sampa no dia da final. A importância da Libertadores para o Corinthians cresceu muito a partir de 99, quando o Palmeiras conquistou a Libertadores - o último dos arquirrivais a fazê-lo.

    ResponderExcluir