segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O súbito adeus de Roberto Carlos

Considero Roberto Carlos o melhor lateral que já vi jogar. Levando-se em conta a dupla função do ala – marcar atrás e apoiar à frente –, nenhum jogar mostrou futebol à altura desse baixinho parrudo, cuja carreira iniciou-se no singelo União São João de Araras, no princípio dos anos 1990. Junto com Cafu, Roberto Carlos compôs a dupla de laterais titular da seleção por muitos anos.

Às portas dos 40, Roberto mantém uma forma física invejável e, mesmo oscilando de partida a partida, continua a mostrar que é um grande jogador de futebol. Foi dessa forma que o vi, contente, chegar ao Corinthians. Ainda mais por reencontrar no Timão o amigo de longa data, Ronaldo, com quem jogou na seleção e no Real Madrid.

Após curta passagem – que prometia ser longa –, Roberto Carlos deixa o Corinthians, melancolicamente. Em que pese boas partidas por ele protagonizadas no Timão. A melancolia não se deve tanto à partida prematura, mas à forma como sai: imediatamente após mais uma eliminação de Libertadores, quando, de forma obtusa, ausentou-se da partida decisiva e, principalmente, pela retórica dissimulada antes e depois da eliminação.

Depois da péssima partida contra o Tolima, no Pacaembu, Roberto foi o jogador escalado para falar com a imprensa antes do fatídico jogo na Colômbia. Aliou um discurso de desculpas, de esperança e de temor pela possível desclassificação. De forma surpreendente, pouco depois veio a notícia de que não poderia jogar por causa de uma contusão na coxa. Claro, há que se lembrar que o lateral fora substituído por Marcelo Oliveira na primeira partida, o que deduz que tinha – ou poderia ter – problemas físicos. Eliminado do torneio, passou a se dizer ameaçado pela torcida, o que poderia justificar sua saída do Timão. Agora, vem à tona propostas vindas da Rússia e dos EUA para levar o lateral.

Por mais que se diga o contrário, fica difícil não pensar que as propostas já estavam sendo consideradas e que a eliminação, bem como o lamentável “protesto” das “organizadas” veio a calhar para Roberto Carlos.

Apesar do destino provável ser a Rússia, Roberto saiu à francesa, em busca de um negócio da China, com justificativas para inglês ver.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário