quinta-feira, 29 de julho de 2010

A volta dos meninos. E da molecagem



Santos 2x0 Vitória (primeira partida da final da Copa do Brasil)

Se cautela e caldo de galinha é bom, digo apenas que o Santos está com uma mão na taça. Tirando a prudência de lado, digo que só um milagre tira o caneco do Peixe. Se bem que de milagres os baianos têm lá seu know-how.

O fato é que o Santos mostrou ser um time muito superior ao Vitória. Ainda que se lembre que o jogo foi na Vila Belmiro, os meninos santistas se impuseram do começo ao fim e o placar de 2x0 acabou sendo pequeno diante da superioridade vista no campo. Pequeno, mas suficiente como enorme vantagem para a segunda partida, ainda mais por não ter tomado gols.

A grande dúvida era se Neymar, Ganso, André, Robinho e companhia mostrariam o mesmo brilho do primeiro semestre, após retorno ruim do recesso da Copa do Mundo. Quer dizer, até a vitória sobre o São Paulo no último final de semana, pelo Brasileirão. No entanto, ontem pôde se ver, novamente, o bom futebol que fizeram os meninos da Vila serem convocados – até que enfim! – para a seleção brasileira. Destaque para a inteligência de Paulo Henrique, com uma visão de jogo muito além da média, e a rapidez de Neymar. O primeiro gol, inclusive, foi produto desse “mix”.

Por outro lado, Neymar também mostrou seu futebol moleque no bom e no mau sentido. O bom: dribles rápidos, partindo para cima, oferecendo perigo constante ao adversário. O mau: a displicência, a falta de seriedade na cobrança previsível de pênalti com cavadinha. Tão previsível – na impossibilidade da paradinha, antiga especialidade de Neymar, a jovem revelação do Peixe iria apelar para alguma outra “opção heterodoxa” de cobrança – que o goleiro do Vitória, Lee, ficou parado no meio do gol para realizar uma defesa “que até minha vó faria”. Que me perdoe o técnico Dorival Jr., mas esse “jeito do Neymar” não pode justificar tamanho risco em uma final de campeonato. De qualquer forma, o pênalti não tira a importância e a qualidade de Neymar, ótimo jogador, mas que precisa ganhar maturidade. Há muito tempo para isso.

Após substituir Ganso, Marquinhos, de falta, fez um belíssimo gol de falta, fechando a fatura. Como já disse, o 2x0 praticamente liquida a fatura para o Santos. Praticamente...

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário