domingo, 11 de julho de 2010

Nunca antes na história das Copas

Parafraseando o presidente Lula, a Copa 2010 faz jus ao "nunca antes na história".

Afinal, na primeira Copa do Mundo realizada na África, em que pela primeira vez a Itália foi eliminada na fase de grupos e em que a seleção do país-sede não se classificou para as oitavas, pela primeira vez a Espanha ou a Holanda sagrar-se-á campeã. Seja quem for, será o oitavo integrante do seleto grupo de campeões mundiais.

Espanha e Holanda farão a final que, pela primeira vez, não contará com um gigante: Brasil, Alemanha, Itália ou Argentina. Ainda, a final que, pela primeira vez, não contará com um sul-americano, tratando-se de Copa disputada fora da Europa.

O Brasil já não será o único a vencer uma Copa fora de seu continente (Suécia, 1958). Também não será mais o único dos campeões a não ter vencido uma Copa em casa – o que fica mais justo caso a Espanha seja campeã, já que sediou um Mundial (1982), ao contrário da Holanda. Isso vale até 2014, pelo menos, quando poderemos conquistar a Copa no Brasil. Até lá, mantemos a sina de sermos os únicos pentacampeões, os únicos a participar de todas as Copas, contando com o maior artilheiro de todas elas.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário