terça-feira, 27 de julho de 2010

A convocação de Mano Menezes



Mano Menezes anunciou sua primeira convocação para a seleção brasileira. Abaixo, os 24 jogadores chamados para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, no próximo dia 10 de agosto. Hernanes, do São Paulo, ou Sandro, do Internacional, será liberado da partida, dependendo do time que se classifique para as finais da Libertadores.

GOLEIROS:
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)

LATERAIS:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahce)

ZAGUEIROS:
Thiago Silva (Milan)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético Mineiro)
David Luiz (Benfica)

MEIAS:
Hernandes (São Paulo)
Sandro (Internacional)
Lucas (Liverpool)
Ramires (Benfica)
Jucilei (Corinthians)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ederson (Lyon)

ATACANTES:
Robinho (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético Mineiro)
Neymar (Santos)

***

Comentários:

Há jogadores desconhecidos, especialmente para aqueles que não acompanham campeonatos europeus, mas não há nenhum Afonso no time de Mano Menezes. Ederson, por exemplo, foi titular do Lyon nas semifinais da Copa dos Campeões da Europa contra o Bayern de Munique, enquanto Michel Bastos, lateral titular na Copa do Mundo, estava na reserva.

***

Como era de se esperar, há ausências sentidas. Umas mais, outras menos, dependendo da preferência do cidadão. As mais evidentes são os jogadores da Internazionale: Júlio César, Maicon e Lúcio. Talvez seja um acordo com os próprios jogadores, já que não tiveram descanso; jogaram a final da Copa dos Campeões da Europa e em seguida já estavam em preparação para o Mundial. Jogadores destacados e algumas revelações podem se fazer presentes em próximas convocações, como Léo Moura, Elias (aliás, por que Jucilei e não Elias foi convocado?), Diego, Philipe Coutinho, Bruno César, Wesley, Maxwell, Breno, Anderson, Wellington Silva, Fábio, dentre outros.

***

Que me perdoem Diego Tardelli e Jefferson, mas não os vejo como jogadores de seleção brasileira.

***

Mano bem que poderia, mais adiante, chamar alguns veteranos à guisa de despedida da seleção. Ou mesmo, dependendo do caso, de aposentadoria mesmo. Isso tem ainda mais sentido já que viveremos os preparativos para uma Copa do Mundo a ser realizada no Brasil, momento oportuno para louvarmos nossos grandes jogadores. Roberto Carlos, Ronaldo, Marcos, Rogério são alguns que se encaixam no perfil. O lateral do Corinthians, inclusive, pode mesmo ser considerado hoje como um dos melhores, senão o melhor, na sua posição, em que pesem os 37 anos de idade. Porém, gostaria muito de ver Alex, do Fenerbahce (ex-Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo), novamente com a camisa da seleção. Para mim, Alex equivale a Ademir da Guia no quesito gênio que não brilhou na seleção brasileira.

***

Quem será o jogador de um time de fora do Brasil que recusou a convocação de Mano? Ou melhor, segundo o próprio treinador, alegou que não era oportuna sua convocação neste momento. O que dá no mesmo.

***

Felipe, quase ex-goleiro do Corinthians, deve estar arrependido até o último fio de cabelo pela confusão arranjada com a diretoria do Timão no momento em que seu técnico era alçado à sucessão de Dunga. Felipe, no mínimo, estaria entre os principais nomes para compor a lista dos goleiros. Só não deve estar mais arrependido que Bruno, ex-goleiro do Flamengo. Ou, como disse Ruy Castro, "ex-tudo".

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário