domingo, 11 de julho de 2010

O anúncio do futuro promissor e o resgate do passado glorioso


Uruguai 2x3 Alemanha (Disputa do terceiro colocado)

Alemanha e Uruguai fizeram um jogo de muitos gols, apesar da chuva intensa que caiu durante boa parte do jogo. Não havia como evitar um gostinho de “prêmio de consolação” nessa disputa. Para a Alemanha, que também garantira o terceiro lugar em 2006, após surpreender com uma seleção habilidosa, jovial e ofensiva, o que contava mesmo era o título. Tanto que Lahn, o capitão do time alemão, afirmou que não tinha motivação de disputar a terceira colocação, sendo substituído por Jansen. O Uruguai, por sua vez, já tinha garantido uma grande Copa com a inusitada participação nas semifinais. De qualquer forma, foi uma bela partida.

Na Alemanha, estavam presentes as jovens revelações, Özil, Khedira e Müller, além do ótimo Schweinsteiger. Ausentes, além de Lahn, Neuer, Podolsky e Klose, sem chances, portanto, de superar Ronaldo como o maior artilheiro de todas as Copas. Do lado do Uruguai, presença de quase todos, inclusive Lugano e Suárez, além do craque do time: Forlán.

A Alemanha saiu na frente, após forte chute de Schweinsteiger, rebatido por Muslera e aproveitado por Müller – guardem esse nome. O Uruguai empatou com um golaço de Forlán e virou, já no segundo tempo, com .... A Alemanha, no entanto, não se deu por vencida e “revirou”: Jansen marcou o segundo e Khedira, o terceiro. No último lance da partida, Forlán ainda meteu uma bola na trave, em cobrança de falta.

Fim de jogo: Alemanha 3x2 Uruguai. E a impressão de que essa Alemanha, repleta de jovens talentosos, tem um futuro brilhante pela frente, sendo uma grande promessa para 2014. Do lado do Uruguai, a impressão é de que o passado de glórias foi resgatado, e junto com ele o respeito pela camisa celeste, bicampeã mundial.

***

Já confessei antes que, após a eliminação do Brasil, torcia pela Alemanha. Não pelo país – em relação ao qual não tenho nada contra, mas também nenhuma ligação afetiva –, mas pelo estupendo futebol demonstrado durante essa Copa.

Disse e repito: é a melhor Alemanha que já vi (conta-se a partir de 1982), incluindo campeãs e vice-campeãs mundiais.

Não digo que a classificação da Espanha tenha sido injusta, mesmo porque na partida semifinal os espanhóis foram imensamente superiores aos alemães. A constatação que faço é que a Fúria só foi Fúria de fato neste jogo. O suficiente.

Em comparação à Holanda, fico com a impressão que Alemanha fez uma troca histórica com os holandeses. Se em 74 o time de Cruyff encantava, enquanto Beckembauer levantava a taça, em 2010 que encantou foi a equipe de Özil. Quem sabe, um sinal de que Van Bronkhorst levantará a taça logo mais.

Em 2014, cuidado com a Alemanha. Vários desses jovens estarão aqui no Brasil, ainda jovens, e com a experiência de participarem de uma Copa do Mundo. Experiência que, infelizmente, vários jovens talentos brasileiros não tiveram a oportunidade de ter na África do Sul.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário