sábado, 3 de julho de 2010

Bom futebol é jogado por meninos, não por guerreiros




Alemanha 4x0 Argentina (quartas de final)

Antes da partida contra a Argentina, os jogadores alemães Schweinsteiger e Lahn criticaram o temperamento e a suposta deslealdade dos sul-americanos, em geral, e dos argentinos, em particular. Sabe-se lá qual a razão desses pronunciamentos, o fato é que essa Alemanha parece ter se deslocado no mapa, revelando-se ela própria a mais sul-americana das seleções desta Copa e a mais sul-americana das seleções alemãs de todos os tempos. Não apenas pelas provocações, mas sobretudo pelo ótimo futebol demonstrado em campo. Pela primeira vez – e acompanho Copas desde 1982! – vejo uma Alemanha que não é fria, que não prima somente pela marcação forte, pelas jogadas aéreas e chutes de longa distância e, acima de tudo, que toca, tabela e envolve as demais com uma habilidade inédita. Dá gosto de ver.

Os grandes responsáveis por isso são Joachim Löw e seus meninos. Também, o acaso deu sua pequena cota de contribuição. Löw, ex-assistente de Klisman em 2006, tirou Friedrich da lateral direita e o colocou na zaga – para mim, o melhor zagueiro desta Copa depois de Lúcio e Juan –, colocou Lahn, antes lateral esquerdo, na direita. Além disso, recuou Schweinsteiger no meio campo e não teve medo de unir jovens talentos à experiência de Klose, quiçá o maior artilheiro da história das Copas ao final deste Mundial. Ao acaso ficou a incumbência de tirar Ballack por contusão, então “melhor jogador” do time, e passar a vaga para a brilhante revelação Mesut Özil. Além deste, um outro inusitado destaque alemão voou nesta Copa: Müller, 20 anos, a quem Maradona confundira com um gandula quando sua Argentina enfrentou e venceu a Alemanha em um amistoso.

Confesso, estou entusiasmado com essa Alemanha tão diferente daquelas que me acostumei a ver. E estou feliz pelo fato dela poder servir de paradigma, e não a nossa, quer dizer, a de Dunga. Pelo simples fato de que a seleção brasileira eliminada ontem tinha o perfil de um conjunto de soldados, dispostos a vencer uma guerra. Dunga surgia qual um general no comando de seus guerreiros. Esta foi a imagem, dentro e fora do campo. Imagem propositalmente construída, diga-se de passagem, como antagônica àquela da “festa de Weggis”, dos “baladeiros de 2006”. Lição: nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

Já o paradigma alemão, no meu entender, é o do talento, do futebol bem jogado, equilibrado, porém alegre. Algo mais parecido com o futebol brasileiro do que com o alemão, mas que, infelizmente, do qual passamos a duvidar, enquanto dele se apropriavam os alemães. Em suma, a Alemanha parecem ter recuperado a essência do futebol: o lúdico, o jogo de meninos, jamais batalha de guerreiros.

Bem, voltemos ao jogo. A Argentina tem ótimos jogadores, tomados individualmente. Talvez seja o melhor elenco (a soma das individualidades), mas não tem um conjunto tão bom como a Alemanha. Aliás, nesta Copa ninguém tem ou, pelo menos, ninguém apresentou até agora. Penso que, além da Alemanha, apenas à Espanha pode se atribuir boa consistência em seu conjunto: um padrão de jogo bem constituído, para além das individualidades. O que não impediu tanto à Alemanha como à Espanha perderem jogos na primeira fase deste Mundial. Argentina, Brasil e Holanda, por outro lado, têm grandes jogadores, mas não um conjunto, um time propriamente dito.

Vale destacar que Maradona tentou corrigir algumas deficiências, tirando Gutierrez e colocando Otamendi na lateral direita, além de ser forçado a colocar Burdisso no lugar do bom zagueiro Samuel, machucado.

Logo no começo da partida, o time de Löw mostrou que faria o mesmo que fizera contra a Inglaterra: não me refiro aos 4 gols, também feitos contra a Austrália, mas partir como um trator para cima do adversário. Uma vez mais deu certo. O gol de Müller logo aos 3 minutos permitiu que a Alemanha jogasse a seu gosto, armando o bote para contra-ataques fatais. E assim foi. Não satisfeita com a vantagem, os alemães marcavam a saída dos argentinos, e Schweinsteiger ficava na cola de Messi. Para não falar da garra impressionante com que os jogadores de Löw devotavam cada jogada. Cadê a frieza alemã?

Somente lá pelos 25 minutos a Argentina começou a criar seus espaços, especialmente com Tevez na armação – ainda mais recuado que nos jogos anteriores – e com Di Maria aberto pela direita. O ímpeto alemão arrefeceu, e até Messi passou a ter algum espaço para a criação. Özil, bastante sumido, não exercia o papel fundamental de outras partidas, sendo Schweinsteiger o principal criador da Alemanha, e Müller e Klose as sempre perigosas referências no ataque.

Iniciado o segundo tempo, logo aos dois minutos Di Maria acertou um tiro de longe que passou perto do gol de Neuer. Seria o prenúncio de uma reviravolta argentina, não fossem os contra-ataques alemães começarem a funcionar. Após sucessão de finalizações sem força, defendidas por Neuer sem dificuldade, aos 22 minutos, Klose marcou o segundo da Alemanha, seu 13º em mundiais, passando Pelé e se igualando a Juste Fontaine.

A partir daí a maionese argentina desandou de vez, e com o terceiro gol, de Friedrich, fechou-se a tampa do caixão argentino. O quarto gol, também de Klose – o 14º, que o fez empatar com Gerd Müller e ficar a um de Ronaldo –, foi a confirmação de uma superioridade incontestável.

Encerro dizendo que torci, sim, pela Alemanha: é a dona do melhor futebol desta Copa, seríssima candidata ao título. Não torci contra a Argentina, uma vez que, muito embora seja difícil esquivar-se por completo das rivalidades com nossos hermanos, sei reconhecer quando eles têm futebol de primeira qualidade. No entanto, não dá para deixar de comemorar o fato de termos nos livrado da ameaça de ver o Maradona nu. Ufa!

***

Diga não ao racismo

Parabéns à FIFA pela iniciativa dos pronunciamentos contra o racismo lidos pelos capitães dos times antes das partidas nestas quartas de final. Na verdade, não se trata de uma medida nova. Mas em plena África do Sul, onde desgraçadamente vicejou o racismo institucionalizado do apartheid por tanto tempo, dizer não ao racismo em um evento internacional tão importante, em várias línguas, dirigidas a tantos povos, tem um significado muito mais profundo.

***

Klose x Messi, Kaká e Cristiano Ronaldo

Badaladíssimos antes da Copa, Kaká, Messi e Cristiano Ronaldo, juntos, fizeram apenas um gol. Foi do português, quase por acaso, nos 7x0 contra a Coréia do Norte.

Enquanto isso, o “veterano” Klose, à mineira, comendo pelas beiradas, já fez 4, está entre os artilheiros desta e prestes a se tornar um dos ou o maior artilheiro de todas as Copas.

Dá-lhe, meninos e veteranos da Alemanha!

JFQ

Um comentário:

  1. Só um comentário: MARADONA, CONTINUE CHUPANDO!!!

    ResponderExcluir