segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crônica da queda anunciada: o Palmeiras está rebaixado! De quem é a culpa?

Roberto Avallone





Agora, procura-se o mordomo. Quem é o culpado pelo rebaixamento do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro, a popular Segundona? Aliás, e o que é mais grave, a segunda queda em 10 anos, pois a primeira aconteceu em 2002, na última rodada.

Desta vez, antecipadamente, ao empatar com o Flamengo (1 a 1) e ver vitoriosos Bahia e Sport, o Palmeiras teve consumado o infeliz destino neste Campeonato-matematicamente- com o empate da Portuguesa com o Grêmio em 2 a 2.

Mas quem é o mordomo?

Em minha opinião, foram várias as causas, não apenas um culpado. E lembrando que o Palmeiras já flertou com o rebaixamento no ano passado, escapando de um risco maior graças a maestria nas bolas paradas de Marcos Assunção. Mas não podia uma equipe com ambições maiores viver basicamente das bolas paradas.

Entre as causas, destaco algumas delas:

1- As velhas brigas políticas, sem a pacificação que há muito tempo se deseja para que o clube tenha um único objetivo.

2- A falta de um estádio definido para os jogos.

3- A falta de um parceiro ideal para Barcos, que fez 28 gols no Campeonato e poderia ter feito muito mais se tivesse companhia ideal.

4- A ausência em vários jogos de Marcos Assunção. Jogador fundamental para um time limitado.

5- O insucesso de Felipão em encontrar uma formação ideal para o Campeonato Brasileiro, embora com os méritos de ter conquistado, de maneira invicta, a Copa do Brasil. E com Gilson Kleina até que começou bem. Depois, voltou à rotina.

6- A ilusão da Copa do Brasil. Tudo bem, classificou o Palmeiras para a Libertadores, mas pode ter causado a falsa impressão de que “quando bem entendesse”, a equipe reagiria no Campeonato Brasileiro. O que, como se sabe, não aconteceu.

7- A não evolução de alguns jogadores, dos quais se esperava muito mais: um exemplo, sei lá a razão, é Juninho, ótimo no Figueirense e extremamente discreto no Palmeiras.

Na verdade- e devem existir muito mais causas- só matematicamente o Palmeiras caiu neste domingo. Porque foi mal durante o Campeonato inteiro, com performance pífia e trajetória desastrosa. O Palmeiras já tinha caído. Até que não se houve mal no empate com o Flamengo, com o time todo remendado, cedendo o empate no fim. Era tarde demais.

Foi a crônica da queda anunciada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário