quinta-feira, 11 de março de 2010

Pitacos da Última Rodada

Os Meninos Globettroters da Vila



Está certo que o Naviraiense (MS) não era lá um grande adversário, mas os 10 x 0 aplicados pelo Santos foi fantástico. Ou, como diriam em outras épocas: “santástico”! Não só pelo placar – “5 vira, 10 acaba”, como diriam os peladeiros –, mas, principalmente, pela exibição primorosa dos novos meninos da Vila. Foi uma sucessão de gols, cada qual mais bonito que o outro. Exibição digna dos Harlem Globettroters, eu diria. Aliás, esses virtuosos jogadores de basquete, que não disputam competições, fazendo “apenas” jogos de exibição, também não enfrentam adversários muito difíceis. O que não lhes tira o brilho das jogadas, assim como a capacidade de produzir brilho nos olhos de quem assiste.

No caso do Santos, ontem, tal qual os Globettroters demonstram o quão belo pode ser o jogo de basquete, Neymar, Ganso, Robinho e companhia mostraram como pode ser encantador o futebol. Além de trazerem com sua juventude o velho espírito artístico, sem deixar de ser competitivo, do futebol brasileiro. Diga-se de passagem, algo que ocorre de tempos em tempos na Vila: no Santos de Robinho e Diego, no Santos de Pita e Juari, no Santos de Coutinho e Pelé. No Santos, sempre Santos!


Copa do Brasil

Além do show do Peixe, o Fluminense também se classificou contra o Confiança: vitória por 2 x 0 em pleno Maracanã.

Até o momento, a Copa do Brasil caminha sem zebras. Nenhum Asa de Arapiraca deu o ar da graça por enquanto.

Libertadores

Da mesma forma, os times brasileiros, que não vêm mostrando brilho na Libertadores, pelo menos caminham sem muita dificuldade rumo à classificação para as oitavas. É claro, há que se ponderar que o torneio mal começou. Porém, os adversários, com uma ou outra exceção – o Velez, no grupo do Cruzeiro, por exemplo –, não assustam tanto.

Ontem, o Flamengo de Pet e Vagner Love passou pelo Caracas por 2x1, em terras venezuelanas. Destaque para Love, autor dos dois gols do Mengo. Destaque negativo para a torcida do Caracas, que agrediu flamenguistas no estádio. Lamentável, além de anacrônico: não dá mais para aceitar fatos assim como normais, componentes do “espírito guerreiro” dos sul-americanos ou lorotas do tipo.

Já o Corinthians, a reboque do principal jogador, Ronaldo, não jogou nada. O que não o impediu de sair de Bogotá com um importante ponto e a liderança do grupo. O 1x1 contra o Independiente de Medellin foi justo e um prêmio a Dentinho, que costuma ser muito produtivo quando entra. Ficam duas dúvidas para Mano Menezes, uma complementando a outra: 1) o Corinthians joga melhor no 4-3-3 do que no 4-4-2; e, 2) o melhor companheiro para Ronaldo e Jorge Henrique no ataque parece mesmo ser Dentinho.

Campeonato Paulista

Apesar da vitória, o Palmeiras parece incapaz de sair da maré ruim que o aflige desde o ano passado. Vitória por 3 x 2 contra o Sertãozinho, no sufoco. Detalhe: o adversário é o lanterna do campeonato!

Para quem pensava que o Palmeiras, por “não estar preocupado com a Libertadores”, seria o favorito para faturar o Paulistão – tese que sempre refutei –, agora constata a séria possibilidade de não ver o time entre os quatro classificados para as semifinais.

Minha intuição diz que Corinthians, São Paulo e Santos estarão lá – e o Peixe tornou-se favoritíssimo para o título. No entanto, a vaga que seria “cadeira cativa” do Verdão, deve ser alvo de boa disputa entre Botafogo de Ribeirão Preto, São Caetano e Santo André.

Liga dos Campeões da Europa


Os ingleses impõem novamente sua força na Liga dos Campeões da Europa. Não bastasse a goleada do Arsenal sobre o Porto (5x0), o Manchester United despachou o Milan de Ronaldinho Gaúcho por 4x0. Lembrando que o time inglês já havia vencido o jogo em Milão por 3x2. Mais uma vez, destaque para Wayne Rooney, em fase espetacular.

Outro fiasco ficou por conta dos “neogaláticos” do Real Madrid, com realce para a ausência de futebol de Kaká, que deu chilique ao ser substituído. Fica a torcida para que o futebol de Kaká não suma durante a Copa. A propósito, considerando Kaká e Robinho os únicos “fora de série” do Brasil, teremos a seleção com o elenco mais mediano (ou seria medíocre?) das últimas Copas. Não obstante, conseguirmos, paradoxalmente, os melhores resultados dos últimos tempos. Detalhe: resultados obtidos antes da Copa.

Jesus! Como fala essa mulher!


Caroline Celico, a bela esposa de Kaká, é a fã número 1 do jogador. Mas a incontinência de elogios a favor do marido e as reações contra os críticos de Kaká parecem fugir ao controle de Caroline, que também é pastora evangélica. Há algum tempo, ela havia dito em um culto, transmitido pela TV, que se o Real Madrid tinha dinheiro suficiente para levar Kaká era porque Deus o havia colocado lá. E eu, que ignorava essas aplicações financeiras do divino investidor!

Agora, furiosa com a substituição do marido no jogo contra o Manchester, Caroline escreveu o seguinte sobre o técnico do Real, Manuel Pellegrini, em seu twitter: “Técnico covarde sempre tira um jogador cobrado para tentar tirar o foco da própria incompetência”. Jesus! Se cuida, Dunga!

Talvez seja o caso de Kaká conversar com a esposa, tentando conter-lhe o ímpeto. E, quiçá, nas suas preces, rogar: “Deus, perdoai, ela não sabe o que diz”.


JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário