sábado, 17 de dezembro de 2011

Santos, Santos, Santos

Xico Sá

Amigo torcedor, amigo secador, a beleza aguda e precisa qual peixeira de baiano vai vencer o tédio dos incansáveis posseiros da bola no planeta. Bordadeiras da Baixada Santista, preparem-se para desenhar a terceira estrela na imaculada camisa branca.

A baleia vai triunfar nos mares gelados do Japão com mais ganas e teimosia que Moby Dick. Confio nos nossos defeitos como primordiais na peleja contra a suposta perfeição do Barça. O mundo não é da virtuose. Nunca. A vida é Durval e sua cara de Corisco, o destemido caubói paraibano de Cruz do Espírito Santo.

A virtuose é entediante. Case com uma mulher muito linda e saberá o que digo. O time catalão tocando a bola dá sono. Parece a vida eterna. Quanta repetição, meu Deus, e o prezado locutor todo orgulhoso das estatísticas. Saco.

A menor distância entre dois pontos não é a linha reta e euclidiana de Cristiano Ronaldo. Nem a curva de Einstein e Messi, como diz o amigo Manuel Vicent, cronista do "El País". A menor distância entre o Zé Menino e o mundo, caro Vicent, é o improviso de Neymar Jr., como verás no domingo.

O nó do cafuçu mestiço na retidão da existência e da física. A faísca da foice na pedra de amolar da roça, sempre mais veloz que a luz de estar vivo. "Un toque y me voy", como dizia o venturoso Emílio Brutagueño.

Confio no Muricy, mas a preleção para a final teria que ser do Serginho Chulapa, com quem estive ontem, para minha sorte e recreio d'alma. Ele diria, certamente: "Quem tiver com medo desses branquelos donos da bola que pegue o trem-bala, hoje precisamos de homens".

Somos mais camisa, Santos, somos mais história, o Barcelona é uma invenção holandesa recente. Uma bela invenção, sejamos justos, mas uma invenção confortável, planejada, sem o free style da perifa. Por Mano Brown, Peixe, traga esse título, por Baleiro e todos os amigos fuleiros e lindamente anônimos. Agora, perdão, vou apelar: por Sócrates, que era Santos desde criancinha, vamos botar essa faixa.

Mas, se não der, relaxa, óbvio que a Libertadores é mais dura e importante que esse torneiozinho natalino. Agora quem dá bola é o Santos, mesmo diante do maior favorito de todos os tempos. Corvo Edgar que o diga, desde já no ombro do terno de grife do Pep Guardiola. Porque a vida é jaleco, a vida é mais a cara do Muricy, a vida é zona norte, a vida é pança e uma cerveja na esquina.

xico.folha@uol.com.br
@xicosa
Publicado na Folha de S.Paulo, em 16/12/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário