segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caiu na rede, é bi!



Em um jogo morno (para dizer o mínimo), ainda mais se tratando de uma final, o Santos conquistou o bicampeonato paulista. O Peixe não foi brilhante, mas jogou para o gasto contra um Corinthians nada inspirado, incapaz de furar a sólida defesa formada por Muricy. Além do mais, o Timão mostrou falhas na defesa e incompetência na ligação entre o meio e o ataque. Aliás, não fossem os frangos tomados por Júlio César e Rafael, os goleiros passariam despercebidos na partida. Enfim, a peleja vista ontem, na Vila, ficou muito aquém daqueles emocionantes jogos finais do ano passado, contra um forte Santo André, ironicamente, um dos rebaixados em 2011.

À parte o ruim jogo final, o Santos mereceu o título pelo que fez durante o campeonato. Ou melhor, pela ótima equipe que vem montando, a bem da verdade, com a mente mais voltada à Libertadores do que ao Paulista.

São Paulo e Palmeiras foram as equipes que mais levaram a sério o campeonato, talvez por serem as que levantaram a taça há mais tempo, chegando nas duas primeiras posições ao fim da primeira fase. Mas, considerando o regulamento – tardiamente criticado – e a competência dos adversários nos jogos decisivos, nem um, nem outro estiveram presentes na final.

O Santos, que primou em 2010 pela força ofensiva, aplicando várias goleadas, na era Muricy vem se mostrando um time mais “equilibrado” – para usar um jargão da moda. Na minha modesta opinião, trata-se de um time mais preocupado com a defesa do que propriamente equilibrado, já que, não necessariamente, a melhora nos números defensivos deveria recair na queda do número de gols marcados. O fato é que o Peixe está vencendo, conquistando títulos e seguindo na busca por outros.

Hegemonia santista nos anos 2000

Após vencer do mesmo Corinthians em 1984, com o famoso gol de Serginho Chulapa, o Santos ficou 22 anos sem faturar um campeonato paulista. Antes de voltar às conquistas estaduais, banais na era Pelé, o Peixe faturou dois brasileiros: em 2002 (contra o Corinthians, de novo) e em 2004.

Aberta a porteira, contudo, passou uma boiada de conquistas santistas no Paulistão: dois bicampeonatos, em 2006/2007 e em 2010/2011. E só não esteve na final em 2008, disputada entre Palmeiras e Ponte Preta, já que tem 2009 foi vice-campeão, para variar, contra o Corinthians.

Enfim, com 5 títulos em 11 disputados, ninguém venceu mais campeonatos paulistas no século XXI do que o Santos. Ou seja, neste momento, é mais do que verdadeira a frase inicial do hino: “agora quem dá bola é o Santos”.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário