sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ainda, a lista de Dunga

Os polivalentes da seleção

Além da considerável constância nos nomes dos jogadores convocados e da aversão às estrelas, a lista de Dunga para o jogo contra a Irlanda – quiçá, a lista para a Copa –, tem outra marca: a busca por polivalentes. Ou seja, jogadores multifuncionais, que podem atuar em mais de uma posição, possibilitando mudanças táticas no decorrer de uma partida, sem a necessidade de substituição. Nessa condição, identifico os seguintes:

Daniel Alves:
É lateral direito, reserva de Maicon. Mas pode ser aproveitado no meio-campo, como volante ou meia avançado, e que também já jogou como lateral esquerdo.

Elano:
Meia, avançado pela direita, que já atuou como volante e lateral direito.

Júlio Batista:
O, em tese, reserva de Kaká é caso raro de jogador que começou, no São Paulo, como volante e foi “promovido” a atacante. Hoje, está no “meio termo”: joga mais como um meia que chega à frente quando possível. De qualquer forma, precisando, pode-se contar com ele em qualquer uma dessas funções.

Gilberto:
A princípio, foi convocado como lateral esquerdo, posição na qual deixou de atuar há muito tempo, sendo um meia armador no Cruzeiro. Aliás, a seleção passa a ter um armador, enfim. Diga-se de passagem, é uma função tentada por Dunga logo em sua primeira convocação, frustrada pela recusa de Zé Roberto, naquela época, em servir à seleção brasileira. Espera-se, porém, que Gilberto não tenha na seleção a compulsão por cartões vermelhos que vem tendo no Cruzeiro.

Conclusão: É bom ter opções. O problema é que nenhuma delas refere-se a um jogador que desequilibra. Quer dizer, a um craque.

O fator extra-campo

Outra característica da lista de Dunga: a predileção por jogadores com poucas chances de lhe causar problemas com o grupo ou problemas extra-campo. Especialmente, escapadelas de concentração, presença em baladas e delitos afins. Isso ficou evidente na resposta ríspida que o técnico deu aos jornalistas quando perguntado (pela enésima vez) sobre a ausência dos Ronaldos. Disse, mais ou menos, o seguinte: Os defensores da convocação desses jogadores são contraditórios, pois também eram críticos do comportamento, digamos, descontraído, descompromissado ou festivo do grupo de 2006. Em suma, Dunga, imitando uma postura Telê Santana – mas só nesse aspecto! – preza jogadores disciplinados, obedientes e concentrados. Aqueles com vocação para fugas de concentração, brincadeiras e namoros fortuitos –– em plena época de Copa, principalmente – não têm vez com o professor.

Dunga aposta em jogadores com comportamento à la Kaká (religioso, bom-moço, família), e refuta aqueles como Ronaldinho Gaúcho (acusado de organizar festas antes da derrota de seu time, o Milan, para o arquirrival Internazionale) ou Ronaldo Fenômeno (ora respondendo a processo de paternidade, após envolvimento amoroso em Cingapura, em 2004). Certo. Mas o que importa é: independentemente do fator extra-campo, que Kakás e Ronaldos façam o que sabem em campo, craques que são. Oxalá, a ausência dos baladeiros Ronaldos não seja sentida nos resultados obtidos pela seleção na Copa. Assim como seriam as de outros de seus congêneres, como Garrincha em 58 e 62 ou Romário em 94.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário