sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Corinthians Campeão Mundial da FIFA: 10 Anos




Confesso que para mim foi uma notícia inesperada. Ainda melancólico com a recente (e primeira!) eliminação da Libertadores pelo Palmeiras, em 1999, ouvi um zum-zum-zum de que o Corinthians participaria da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a realizar-se no Brasil em janeiro de 2000. Questão inescapável: como, se o Timão não fora campeão da Libertadores, até ali condição sine qua non para um clube brasileiro pleitear o título (em tese) mais portentoso do futebol? Explicação: o torneio da FIFA comportaria todos os campeões de suas confederações, além do campeão intercontinental (conhecido como mundial interclubes) e o campeão nacional do país sede. O Corinthians preenchia esta vaga, como campeão brasileiro de 1998.

Daí, porém, vinha outra questão: por que o campeão brasileiro de 1998 e não o de 1999, já que o torneio seria disputado em janeiro de 2000? Bem, aí já entra uma malandragem que não pode ser ocultada: sendo o Vasco (do então todo-poderoso Eurico Miranda) o campeão da Libertadores de 98 e o Corinthians, campeão brasileiro do mesmo ano, o chaveamento ficaria perfeito, considerando a participação de 8 times divididos em dois grupos de 4, um com sede em São Paulo – território corintiano – e outro com sede no Rio de Janeiro – território vascaíno. Na verdade, dos 8 participantes, 4 credenciaram-se com títulos obtidos em 1998 e 4, em 1999. Eis os participantes: 1) Al Nassr, da Arábia Saudita, campeão da Supercopa da Ásia de 1998 (vaga da Ásia); 2) Corinthians, do Brasil, campeão brasileiro de 1998 (vaga do campeão nacional do país-sede); 3) Manchester United, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 1999 (vaga da Europa); 4) Necaxa, do México, campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1999 (vaga da América Central e do Norte); 5) Raja Casablanca, do Marrocos, campeão da Liga dos Campeões da África de 1999 (vaga da África); 6) Real Madrid, da Espanha, campeão da Copa Intercontinental de 1998 (vaga do campeão “mundial”); 7) Vasco da Gama, do Brasil, campeão da Taça Libertadores da América de 1998 (vaga da América do Sul); e, 8) South Melbourn, da Austrália, campeão da Copa dos Campeões da Oceania de 1999 (vaga da Oceania).

Ouviram-se protestos (justos, no meu entendimento) dos palmeirenses, campeões da Libertadores de 1999. Sendo o torneio disputado em 2000, o ano-base para as vagas deveria ser 1999; portanto, o Palmeiras, e não o Vasco, deveria ser o legítimo representante do continente sul-americano no Mundial. Quanto ao campeão brasileiro valia a mesma crítica, muito embora não restasse dúvidas sobre o clube a representar o país-sede: o Corinthians fora o campeão brasileiro de 1998 e de 1999!
Além desses esperneios palestrinos, apareceram outras críticas à guisa de zombarias.

Cito algumas:
1) “É um torneiozinho de verão”. Como se a própria Copa do Mundo não fosse, como disse Garrincha, um torneiozinho que nem tem returno...
2) “Os times europeus estão pouco preocupados com esse campeonato”. Talvez; mas Real Madrid e Manchester United vieram com o que tinham de melhor.
3) “Nem a Globo vai passar os jogos”. De fato: a Globo, que perdera para a Bandeirantes o direito de transmissão, dava apenas notinhas em seus telejornais esportivos, como se não se tratasse de um fato jornalisticamente relevante. A propósito, como no caso das Diretas Já, hoje, passados tantos anos, a Globo comenta o Mundial de 2000 com a mesma relevância com que fala dos demais mundiais, sem revelar o desprezo dado no momento em que os fatos ocorriam. De mais a mais, só tem importância o que passa na Globo?
4) “O campeão não sairia de Tóquio”. Sim, tal qual o Santos de Coutinho e Pelé, o Real Madrid de Puskas e Di Stefano, além de tantos outros campeões mundiais que ergueram a taça em outros lugares. Aliás, vale lembrar que a Taça Intercontinental, até então considerada o “mundial de clubes”, realizado desde 1960, só passou a ser jogado no Japão em 1980! E o Mundial da FIFA, após as “edições japonesas” de 2005 a 2008, voltou a ser disputado em outros países a partir de 2009.
5) “O Corinthians seria campeão sem ganhar a Libertadores”. Sim, todos os participantes tinham a chance de ser campeão. O problema neste caso é a vaga dada ao país-sede, o que existe, por exemplo, na própria Copa do Mundo. Além do Corinthians em 2000, o Urawa Red Diamonds em 2007, o Gambá Osaka em 2008, e o Al-Ahli em 2009 participaram do torneio pela vaga de campeão do país-sede, a qual persiste no Mundial da FIFA. A propósito, como subsídio a essa discussão, vale lembrar que a França foi campeã mundial em 1998, classificada para aquela Copa por ser o país-sede, após ter ficado fora das duas Copas anteriores, 1990 e 1994, derrotada nas eliminatórias. Por fim, pergunto: o que é mais injusto, um time participar de um torneio mundial (e, eventualmente, vencê-lo) por ser sede ou ser considerado “mundial” um único jogo disputado apenas pelo campeão europeu e pelo campeão sul-americano?

Além dessas, havia inúmeras outras manifestações de desdém dos rivais, a desvelar, em parte, argumentos razoáveis e, em parte, indisfarçável dor de cotovelo.
Os craques, especialmente os brasileiros, não decepcionaram. Edmundo, por exemplo, marcou um gol maravilhoso na vitória por 3x1contra o Manchester United (ver o link: http://www.youtube.com/watch?v=fuiOPuNe0N0 ); Romário marcou os outros dois. Já o Corinthians fez um jogo “para o gasto” contra o Raja Casablanca e dois jogos para lá de emocionantes, afora a final contra o Vasco.

Contra o Real Madrid, no finalzinho da partida, quando o jogo estava empatado em 2x2, houve pênalti para os “merengues”. Anelka, autor dos dois gols da equipe espanhola, foi bater. No gol corintiano estava Dida, especialista em pegar pênaltis. Não deu outra: defesa fundamental de Dida, já que uma derrota praticamente tiraria a possibilidade do Timão de ir à final.

No jogo contra o Al Nassr, o Timão precisaria vencer por 2 gos de diferença para chegar à final; assim, empataria com o Real em pontos, superando-o no saldo de gols. Aos 24 minutos o Timão já vencia por 1x0, gol de Ricardinho. Mas o bendito segundo gol não vinha de jeito nenhum e o jogo tomou ares de dramaticidade, até que, aos 36 minutos do segundo tempo, Rincón marcou o gol da classificação.

Participaram do torneio jogadores como Hierro, Morientes, Roberto Carlos, Redondo, Anelka, Raúl e Eto’o (um jovenzinho camaronês, então desconhecido, que ficou na reserva), pelo Real Madrid; Keane, Giggs, Stam, Solskjaer, York e David Beckham, pelo Manchester United; Edmundo, Romário, Felipe e Juninho Pernambucano, pelo Vasco; e, por que não citá-lo, o equatoriano Alex Aguinaga, pelo Necaxa. No elenco do Corinthians, vale destacar, cinco jogadores – Dida, Ricardinho, Vampeta, Luizão e Edilson – estariam na seleção brasileira pentacampeã mundial, dois anos depois.

De lá para cá já foram realizadas outras 5 edições do Mundial da FIFA (2005: vencido pelo São Paulo; 2006: pelo Internacional; 2007: pelo Milan; 2008: pelo Manchester United; e 2009: pelo Barcelona). Em 2001 o torneio, que seria realizado na Espanha, restou frustrado por problemas envolvendo a organizadora do evento, a empresa suíça ISL. Detalhe: participariam da edição de 2001 doze time, entre os quais Real Madrid, Boca Juniors, Deportivo La Coruña e... Palmeiras. Enquanto isso, o Torneio Intercontinental prosseguiu até 2004, vencido em sua última edição pelo Porto.

Enfim, em 14 de janeiro de 2010 não dá para não dizer: Parabéns, Timão! Há 10 anos inscrito na história do futebol como o primeiro clube Campeão Mundial da FIFA!
JFQ

A seguir, o link para a página no site da FIFA onde está registrada essa glória do alvinegro de Parque São Jorge (a página está em inglês): http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=3692/index.html



Foto acima: na entrada do Maracanã, palco da final do 1º Mundial de Clubes da FIFA, há um pôster com a comemoração dos corintianos. JFQ



Foto acima: eu e meus sobrinhos, Rodrigo e Ana Laura, ao lado da taça de campeão mundial da Fifa, no Memorial do Corinthians (Parque São Jorge). JFQ

Em tempo: neste ano de 2010, além do centenário de sua fundação, o Corinthians ainda comemora os 10 anos do primeiro título mundial e o 20 anos do primeiro título brasileiro. Tudo isso justifica um série especial dedicada ao Timão neste blog – e o fato de os blogueiros serem corintianos é, de verdade, mera coincidência! – durante o ano. Aliás, bom ano para a primeira Libertadores, não?! JFQ

2 comentários:

  1. O regulamento de QUALQUER MUNDIAL de verdade prevê que o campeão Nacional do país sede (como o Urawa Red Diamonds em 2007, o Gambá Osaka em 2008,o Al-Ahli em 2009 e o Sanfrecce Hiroshima no ano de 2012 vá ao MUNDIAL participarem do torneio) e tenham vaga garantida na competição,a Libertadores não é o único caminho para a vaga.
    A FIFA JAMAIS reconheceu o INTERCONTINETAL como MUNDIAL,e NINGUÉM no MUNDO NUNCA o chamou de MUNDIAL e sim sempre INTERCONTINENTAL,os pequenos clubes do Brasil que precisam INVENTAR sobre sua história para se achar grande e foram na onda da GLOBO que inventou essa mentira!

    Intercontinental - Disputa de 2 Continentes - América x Europa (apenas 1 partida)!

    Mundial - Jogam os Campeões de todos os Continentes

    A PROPRIA TOYOTA DIZ QUE A COPA INTERCONTINENTAL NAO TINHA OBJETIVO DE ESCOLHER O MELHOR TIME DO MUNDO MAS SIM DE ESCOLHER O MELHOR ENTRE AMERICA E EUROPA e tmb com o intuito de divulgar a marca até no entanto da empresa ainda não conhecida por todos !
    Ate os Clubes que ganharam a Copa Intercontinental admitem em seus sites como : ( Boca, Milan, Manchester, Inter de Milao, Real Madrid e etc...) So aqui no Brasil alguns querem mudar o nome da competição para quererem aumentar a história deles!
    É simples tmb é só olhar na taça oq esta escrito! Se tiver escrito Fifa na taça é Mundial! E outra é só dar uma olhadinha no site da entidade máxima do Futebol Mundial : Fifa ! Mundial Oficial Começou no ano de 2000!(país sede Brasil)! Até na entrada do Maracanã,palco da final do 1º Mundial de Clubes da FIFA, há um pôster com a comemoração dos corintianos.
    CORINTHIANS o Primeiro e o Único Brasileiro Bi Campeão do Mundo !!!!

    ResponderExcluir