terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dinheiro e Felicidade

"Dinheiro não traz felicidade" é com certeza um dos provérbios mais conhecidos e contestados da nossa cultura popular, variando de verdade absoluta à desculpa de pobre, dependendo da situação. Adoro sentar em um botequim, tomar uma gelada, jogar bilhar e petiscar salsicha em conserva, mas não me esqueço de cada momento de minha viagem de formatura, navio 5 estrelas, lugares e comidas fantásticos. Do quê você abriria mão para ficar com as pessoas que ama? Quanto dinheiro seria suficiente para lhe tirar do "seu" lugar? Você abandonaria tudo por um ano e 1 milhão de reais?
Acredito que muitos já responderiam sim, mesmo sem saber o que seria necessário para isso. Para convencer os restantes, vamos dizer que essa grana seria para jogar futebol, na Inglaterra, Premier League, formando o ataque com Tevez e Adebayor... ainda não? Ok, é 1 milhão por MÊS, só de salário.
Como sabem, é isso tudo e muito mais que o Robinho está deixando para trás. Apesar de, como corinthiano, ter sido vítima frequente de seu futebol, estou chateado e preocupado. Na última segunda-feira Robinho completou apenas 26 anos, mas está em situação igual ou pior do que vários craques com bem mais idade que retornaram à Pátria Amada.
Robinho disse que não está feliz no Manchester City, disse até que seu amigo "Di" o chamou para ser feliz na Juventus, mas não, tem que voltar para o Peixe, sua casa. Sim, a mesma casa que ele mesmo abandonou ainda sob contrato, forçando uma transferência para o Real Madrid com a ameaça do Santos ficar sem um tostão, como no caso Ronaldinho Gaúcho e Grêmio, cuja torcida não esqueceu até hoje tal "traição".
É tudo muito parecido com a volta de Adriano ao Flamengo, trocando Milão pela Vila Cruzeiro. Ambos tomaram a mesma atitude em má fase nos clubes mas com créditos com Dunga. A diferença é que o Imperador não buscava a felicidade em outro clube, buscava somente a felicidade, precisava de momentos sem pressão para poder definir seu futuro. Com tudo isso, seus motivos eram sinceros, a imprensa italiana não dava folga, a torcida pegava no pé, só Mourinho lhe protegia. Acertou sua vida pessoal, foi para o Flamengo, entrou em forma, gols, título brasileiro e vai vestir a amarelinha na copa.
Não acho que com Robinho o final vai ser feliz. Após a conturbada ida para o Real, Robinho nunca mais foi constante em clubes, com poucos momento de brilho ficou chateado em ser considerado moeda de troca que o Chelsea não aceitou, jogou pouco e foi para o City. Ao contrário de Adriano, não sofria pressão de torcida e imprensa, mesmo depois de cair em uma armadilha loira e ser acusado de estupro. Roberto Mancini até hoje diz que quer o jogador.
Nesse período só fez sucesso com a seleção, sendo fundamental na conquista da Copa América e nas Eliminatórias. Mas até onde Dunga iria por seus protegidos? Robinho não precisará jogar tudo que sabe no Brasil para ir para a África, mas terá que recuperar as formas física e técnica, o que não acho que dará tempo.
Em seu penúltimo jogo pelo City, quando entrou aos 9 do primeiro tempo e saiu aos 15 do segundo, Robinho lembrou a forma de Ronaldo. Não a forma técnica, bem abaixo, mas a física, só que não a forma física do Ronaldo hoje, mas a do Fenômeno na partida de seu primeiro gol contra o Palmeiras, em Presidente Prudente. No próprio Santos estará fisicamente abaixo de Giovanni.
Robinho quer a felicidade, mas não estará livre da pressão em Santos. Se vai aguentar ou não, nós e Dunga teremos que esperar para ver.
Vou torcer para que a volta de Robinho seja como a de Adriano, Fred, Ronaldo e Pet (praticamente brasileiro), mas tá mais para Denílson.
Arnaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário