quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O legado do Maracanazzo




Por falar na calçada da fama do Maracanã, além dos pés de Marta e tantos outros craques, agora estão lá também os pés de Gigghia, carrasco uruguaio da Copa de 1950. A propósito do fato, Ruy Castro escreveu um excelente artigo, publicado na Folha de S.Paulo de 2 de janeiro de 2010, último sábado (página A2). Castro provoca nossa reflexão ao comparar a homenagem prestada a Gigghia com o sofrido destino de Juvenal, jogador brasileiro presente àquela trágica partida. Ao ler, veio à minha mente a frase que quase se tornou uma regra historiográfica: “a história é contada pelos vencedores”. Parece que sim. Completaria: os pesos da vitória e da derrota serão carregados pelo futuro e além.
Abaixo, o artigo de Ruy Castro:
(JFQ)

O Carrasco e a Vítima
Ruy Castro

Maracanã, 1950. Aos 20 minutos do 2º tempo, o ponta uruguaio Gigghia avançou pela direita, driblou o lateral Bigode e, diante do zagueiro Juvenal, que se deslocara para combatê-lo, cruzou para seu companheiro Schiaffino. Este recebeu livre no centro da área e fuzilou o goleiro Barbosa, empatando para o Uruguai. O 1x1 abalou os quase 200 mil torcedores, mas, com aquele resultado, o Brasil ainda seria campeão do mundo.

Aos 34 minutos, repete-se o lance. Só que, desta vez, Juvenal guarda sua posição para não deixar Schiaffino livre. Gigghia, então, em vez de cruzar, atira a gol e a bola penetra entre Barbosa e a trave – 2x1, silêncio no Maracanã, Uruguai campeão.

Na terça-feira, Gigghia, 83 anos, gravou seus pés em cimento para a Calçada da Fama do Maracanã. Já são 59 anos desde aquela tarde em que suas arrancadas pela ponta levaram tantos brasileiros ao desespero – e, desde então, o Brasil cansou de ganhar Copa – , mas não sei de outro país ou povo que prestasse homenagem a seu carrasco. Nem Gigghia, em lágrimas, esperava por isso.

Em compensação, há dois meses, uma das vítimas daquela história, Juvenal, foi enterrado no cemitério de Camaçari, em Salvador, na presença de meia dúzia. Tinha 86 anos, dos quais os últimos foram muito tristes: pobre, quase esquecido, numa casinha de 10 metro quadrados, sem poder andar, com artrose nos joelhos e quadris, e ligado ao mundo apenas por um rádio.

Marcia Turvão, a bondade em pessoa, minha amiga e de Juvenal, tentou vestir seu caixão com uma bandeira do Brasil, do Flamengo ou do Bahia, cores que ele defendeu. Mas era véspera de feriado e, quando Marcia conseguiu achar uma bandeira e voltar ao cemitério, Juvenal já fora sepultado. Mais um desencontro do destino entre ele e Gigghia.





Foto: Uma das formações da Seleção brasileira de 1950. Em pé: Eli, Juvenal, Augusto, Danilo, Barbosa e Bigode. Agachados: Maneca, Ademir, Baltazar, Jair Rosa Pinto e Friaça. Obs: Zizinho é a principal ausência nesta foto, considerado o melhor jogador daquela seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário