segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Que golaço!

Confesso: não sou muito fã de Diego Souza, meia ofensivo do Palmeiras. Acho Diego muito bom jogador, mas longe de ser o craque que a imprensa, quando ele está jogando bem, às vezes sugere, e que como ele próprio parece se ver. Na verdade, o que me irrita um pouco em Diego Souza, afora os gols que já fez ou ajudou a fazer no meu time – dá para esquecer que ele estava naquele jogo contra o Grêmio que culminou no rebaixamento do Corinthians? –, é o tipo ligeiramente “mezzo marrento, mezzo bad boy” que ostenta dentro e fora dos campos. Bem, cada um cada um, como diria o filósofo de botequim após a enésima cerveja.

Tudo isso, porém, é incapaz de me fazer negar o óbvio: que p... golaço o cara marcou contra o Atlético Mineiro! De imediato, muita gente associou a obra de arte, merecedora de placa no Parque Antártica, às tentativas frustradas de Pelé na Copa de 1970, contra o Uruguai e contra a Tchecoslováquia. Aliás, sempre que alguém conseguir um marcar um gol do meio-campo, dir-se-á: “é o gol que nem Pelé conseguiu fazer”. Pode ser. Mas, diga-se de passagem, não é um gol tão raro assim, não necessariamente belo por ser de tão longe, proeza até de alguns pernas-de-pau com benemérita ajuda de goleiros frangueiros. Deixa pra lá.

O caso é que Diego Souza realizou uma verdadeira pintura, digna dessa arte chamada futebol. Aos apaixonados por esse esporte, provocou o sorriso do encantamento e lembranças de outras belas obras construídas com chuteiras. A mim, além dos mencionados lances de Pelé, especialmente a resposta à má devolução do goleiro uruguaio Mazurkiewsky, vieram à mente dois gols. O primeiro, de Éverton, do São Paulo, contra o Botafogo, na semifinal do Brasileirão de 1981: um sem-pulo preciso de fora da área. O segundo, de Zidane, no Real Madri, contra o Bayer Levrkusen, pela Copa dos Campeões da Europa de 2002: o francês emendou um pombo sem asa a partir de um tijolo cruzado por Roberto Carlos. Todos, belíssimos lances. Mas, se bobear, o gol de Diego Souza os tenha superado.

Para ver o golaço de Diego, eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=sgfbmFqzoHE

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário