quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lindo Chelsea

Rodrigo Bueno



A fila estava maior do que as de alguns "filmes cabeça" e de uns "filmes B" que vi recentemente no cinema. Acho que só mesmo "Os Vingadores" agitaram mais as telonas nos últimos dias do que a decisão da Champions League, que empolgou o grande público só a partir do final do segundo tempo.

Pela primeira vez fui ver um jogo todo em 3D. E na verdade não vi, pois deu um pau no sistema do cinema, e a galera, revoltada, engoliu o bom e velho 2D. Dois homens de meia idade, bem arrumados, trajavam camisas do Bayern. E dezenas de garotos (alguns poucos engomadinhos) vestiam Chelsea, que em campo não animava muito, assim como o jogo.

Dava para ouvir os resmungos de um senhor na prorrogação temendo o título do Chelsea, o que seria, segundo ele, um "crime" contra o futebol. Enquanto isso, a garotada que abraçou os Blues sorria cada vez mais, tanto que uma moçadinha se levantou e foi conferir a disputa de pênaltis de pé, todo mundo colado na tela e fazendo guerra de almofada (o pessoal estava tão convicto no título quanto na curtição de adotar um time da Premier League).

De fato foi uma experiência bem "diferenciada" para este jornalista que tinha acompanhado in loco três das quatro finais anteriores da Champions. E valeu o ingresso (me devolveram os R$ 60 da entrada por causa da pane no 3D).

O Bayern é melhor sim, mas sucumbiu diante do time que já nem é tão da moda (o Manchester City é o novo Chelsea, afinal). Quando o destino e os deuses do futebol querem uma coisa, não tem jeito. Não tem pênalti (burro é quem deixou o amarelão Robben bater), não tem desfalques (Ramires, Terry, Ramires, Ivanovic, Ramires, Meireles, Ramires...), não tem dono da casa (Allianzaço), não tem posse de bola (tão sacaneada nesta temporada), não tem planejamento (o Chelsea tem seus "jogadores-senadores" como técnico), não tem nada. Não era para o Chelsea ganhar a Europa este ano, mas foi!

É chavão comentarista dizer em seu país que o título, seja de que time for e como for, é "merecido", mas o que mais tem é gente desmerecendo a conquista épica dos Blues.

Se fosse um Grêmio feio campeão, seria copeiro. Se fosse um Corinthians feio campeão, seria na raça. Se fosse um Flamengo feio campeão, seria por causa do manto. Se fosse uma seleção brasileira feia campeã, seria porque os brasileiros são os reis do futebol mesmo. Mas foi um Chelsea feio, que fica do outro lado do Atlântico, que ergueu a tão badalada taça. Foi lindo!



Publicado na Folha de S.Paulo, em 23/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário