terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tristeza e ineditismo



O que parecia (quase) impossível aconteceu. O Internacional perdeu para o Mazembe, do Congo, e não disputará a final do Mundial de Clubes da FIFA 2010.

2010, aliás, que se mostra como o ano da África no futebol. Após a realização da Copa do Mundo, pela primeira vez, no continente africano, um time da África protagoniza outro fato inédito: pela primeira vez uma equipe fora da América do Sul e/ou da Europa disputará o título de campeã do mundo.

O Inter foi brioso, lutou até o fim, mas não se pode tirar os méritos da veloz equipe do Mazembe. A pecha de que a derrota é um vexame deve ser bastante relativizada, sobretudo pela arrogância de se admitir que apenas europeus e sul-americanos sabem jogar futebol. A propósito, assim como o Colorado, o Pachuca, do México, também era considerado favorito e foi eliminado pelos congoleses.

O Mazembe aguarda o outro finalista, que sairá amanhã do confronto entre Internazionale, da Itália, e Seongnam, da Coreia do Sul. Quem sabe, para provar de uma vez por todas que o futebol é uma caixinha de surpresas, os sul-coreanos também não aprontam para cima dos franco-favoritos italianos.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário