segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O previsível e a caixinha de surpresas

Era previsível que o Fluminense passaria pelo Palmeiras (entregou ou não entregou?), apesar de não ser nada previsível o golaço de Dinei. Também era previsível a vitória do Corinthians sobre o Vasco (entregou ou não entregou?). Menos previsível, mas nada improvável, era a vitória do Cruzeiro sobre o “quase desesperado” Flamengo, que, apesar de mais uma derrota, safou-se do risco de rebaixamento.

Dessa forma, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro mantiveram-se na condição de postulantes ao título de 2010, partindo para a última rodada nas mesmas condições em que estavam nesta. Para muitos, nada deve mudar e o Flu pode ir preparando o chope para a comemoração. O tricolor do Rio pega o já rebaixado Guarani, enquanto o Corinthians pega o também rebaixado Goiás e o Cruzeiro, o “entregue” Palmeiras. Ceteris paribus, Fluminense campeão, Timão vice, Cruzeiro na terceira colocação. Será?

Há muito que se sabe que o futebol é uma caixinha de surpresas. Que neste chamado esporte bretão impera, além dos craques e pernas-de-pau, um tal Sobrenatural de Almeida. Pois bem, é bom que o “virtual campeão” Fluminense ponha as barbas de molho e fique velhaco com os acontecimentos ocorridos recentemente com seu último adversário, o Palmeiras.

O rebaixamento matemático de Guarani e Goiás, em vez de significar a entrega de times desmotivados, pode ser a força derradeira para uma última demonstração de garra e de dignidade. Cá comigo, na condição sofredora de corinthiano, tive o impulso de entregar os pontos após a derrota do Guarani para o Grêmio: rebaixado, o Bugre será presa fácil ao poderoso Fluminense. Quem sabe? Pensando melhor, talvez a condição de desesperado para fugir do descenso, partindo com tudo para cima do Flu, é o que faria do Guarani uma presa fácil. Na atual conjuntura, toda a pressão do jogo será do tricolor, que precisa vencer, não apenas empatar.

O mesmo pode ser dito do Goiás, com um adendo. Além de mostrar sua força no último jogo da primeirona, o Goiás adquiriu motivação extra com a classificação para a final da Sul-Americana. Pode provar que é capaz de ser o algoz não apenas do Verdão, mas também do Timão, esses paulistas que se acham os maiorais. Outro dado: boa parte do elenco do Goiás é remanescente do Corinthians (Rafael Moura, Otacílio Neto, Wellington Saci, Carlos Alberto), o que, como se sabe, é um motivador para aqueles que pretendem mostrar seu valor ao clube que os dispensou. Quer dizer, isto se o time goiano não resolver colocar um mistão para preservar seus jogadores para as finais da Sul-Americana.

A situação mais difícil é a do Cruzeiro. Mas, é bom que se saiba, o Sobrenatural de Almeida joga com todas as camisas. Isto porque não basta um tropeço do Fluminense e do Corinthians, mas, dependendo, de uma vitória sobre o Palmeiras com um saldo de gols bastante elástico, como diriam os comentaristas esportivos.

Ah, além do Sobrenatural de Almeida e da busca por fechar o ano com dignidade, há que se levar em conta um outro fator motivacional: a mala branca! Guarani e Goiás, quem sabe, apesar de rebaixados, podem terminar 2010 um pouquinho mais ricos...

JFQ

***

Classificação: Penúltima Rodada


***

Jogos da última rodada

Fluminense x Guarani (Engenhão, Rio de Janeiro)

Goiás x Corinthians (Serra Dourada, Goiânia)

Cruzeiro x Palmeiras (Parque do Sabiá, Uberlândia)

***

Possibilidades para o título

O Fluminense será campeão:

1) Se vencer o Guarani.
2) Se empatar com o Guarani, o Corinthians não vencer o Goiás e o Cruzeiro não vencer o Palmeiras.
3) Se perder para o Guarani, o Corinthians perder para o Goiás e o Cruzeiro, para o Palmeiras.

O Corinthians será campeão:

1) Se vencer o Goiás e o Fluminense não vencer o Guarani.
2) Se empatar com o Goiás, o Fluminense perder para o Guarani (dependendo da combinação de saldo de gols e gols marcados) e o Cruzeiro não vencer o Palmeiras.

O Cruzeiro será campeão:

1) Se vencer o Palmeiras, o Fluminense perder para o Guarani e o Corinthians não vencer o Goiás.
2) Se vencer o Palmeiras por 12 gols de diferença (!), o Fluminense empatar com o Guarani e o Corinthians, no máximo, empatar com o Goiás.


* Caso haja empate de pontos entre dois clubes, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: 1) Número de vitórias; 2) Saldo de gols; 3) Gols marcados; 4) Confronto direto; 5) Número de cartões vermelhos; 6) Número de cartões amarelos.

** Confrontos diretos: 1) Corinthians 1x0 Fluminense; Fluminense 1x2 Corinthians; 2) Fluminense 1x0 Cruzeiro; Cruzeiro 1x0 Fluminense.

***

Campanhas


***

A última vaga da Libertadores

Goiás, Grêmio e Botafogo lutam pela última vaga brasileira na Libertadores 2011. O Goiás se classifica caso conquiste o título da Sul-Americana, contra o Independiente, da Argentina. Grêmio e Botafogo se enfrentam no próximo domingo, em Porto Alegre. O tricolor gaúcho sai com a vaga, caso não perca para o Botafogo e o Goiás não tenha êxito na Sul-Americana.

Já estão classificados para a Libertadores 2011: Internacional, Santos, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

***

A última vaga do rebaixamento

Atlético Mineiro, Avaí e Flamengo respiraram aliviados. Estão matematicamente livres do vexame da segundona. O mesmo não pode ser dito de Vitória e Atlético Goianiense, que lutarão para não se juntar a Prudente, Goiás e Guarani entre os rebaixados.

Na última rodada, coincidentemente, Vitória (41 pontos) e Atlético GO (42 pontos) se enfrentam, em Salvador.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário