domingo, 28 de novembro de 2010

A dois passos

O longo campeonato brasileiro chega à sua reta final. Passadas 36 rodadas, faltam apenas duas para que se conheça o campeão brasileiro de 2010. Hoje, o líder Fluminense (65 pontos) pega o Palmeiras, em Barueri, podendo conquistar o título com uma rodada de antecipação. Para que isso aconteça, depende de uma forcinha dos arquirrivais Vasco, que pega o Corinthians (64 pontos), no Pacaembu, e Flamengo, adversário do Cruzeiro (63 pontos), em Volta Redonda. A propósito, afora este último embate, já que o Mengo ainda corre risco de rebaixamento, Flu e Timão tendem a ganhar 3 pontos logo mais na base do delivery, ou seja, no corpo mole de Palmeiras (10º) e Vasco (11º), que já não almejam mais nada no campeonato.

Tenho cá comigo que o jogo mais importante da rodada será Guarani x Grêmio, em Campinas. O Guarani pode ser rebaixado matematicamente caso não vença o tricolor gaúcho, que, por sua vez, pode perder a quarta colocação e uma vaga na Libertadores, caso deixe de somar três pontos contra o Bugre. Além da importância para a luta contra o rebaixamento e pela vaga no principal torneio sul-americano, a partida entre Guarani e Grêmio interessa também aos postulantes ao título. Considerando o fator motivacional (para além das malas brancas), uma vitória do Guarani pode renovar as esperanças de corinthianos e cruzeirenses, uma vez que a equipe de Campinas precisará jogar tudo contra o Fluminense, na última rodada, para selar sua fuga heroica de um novo descenso.


Especulações à parte, não acredito que o Bugre, independentemente de sua condição após a partida contra o Grêmio, ou mesmo o Goiás, já rebaixado, mas com nova motivação após a façanha alcançada contra o Palmeiras na Copa Sul-Americana, entregarão seus derradeiros jogos contra o Flu e contra o Timão. O mesmo não se pode dizer do Palmeiras, último adversário do Cruzeiro: caso adote a prática do delivery hoje, dificilmente não o fará depois.


***

Números

O Brasileirão 2010, diferentemente do de 2009, foi marcado pela estabilidade da disputa na maior parte do campeonato. A não ser na primeira rodada, em todas as demais, Fluminense, Corinthians ou Cruzeiro estiveram na liderança. O tricolor carioca foi o que mais tempo permaneceu líder: em 21 das 36 rodadas até agora. O Corinthians foi líder por 12 rodadas e o Cruzeiro, por 2. A diferença de apenas 2 pontos entre os três reflete bem a disputa acirrada entre eles, bem como as boas equipes que montaram para o certame.


Classificação, rodada a rodada


O Corinthians foi a equipe que menos oscilou nas posições: sua pior colocação foi a terceira posição. Já o Flu, começou mal as quatro primeiras rodadas, mantendo-se no G3 a partir da quinta. O Cruzeiro, por sua vez, foi o que mais oscilou: apenas a partir da 22ª rodada, a Raposa preservou-se no G3.


Pontuação, rodada a rodada



***

Chega de entrega!

Infelizmente, a moda do delivery ganha força nas próprias torcidas dos times que farão a “entrega”. Em 2009, houve corinthianos que vibraram com a derrota do próprio escrete contra o Flamengo, resultado que prejudicou o São Paulo. O mesmo ocorreu com gremistas, na derrota para o Flamengo, no jogo que deu o título ao rubro-negro, deixando o Internacional na vice-colocação. Em 2010, a lógica persiste, como se viu na derrota do São Paulo para o Fluminense, por 4 a 2.

Se uma das principais defesas ao sistema de pontos corridos é a “justiça” feita à equipe que melhor pontuou durante todo o campeonato, o argumento cai por terra quando alguns pontos fundamentais são conquistados na base do W.O. disfarçado.

A partir de 2011, é imperativo que a CBF promova mudanças que impeçam ou, pelo menos, inibam a prática. Sob pena de desmoralização total do resultado final. Das duas, uma: ou se volta ao sistema de mata-mata ou os clássicos estaduais devem ser agendados para a última rodada. Apostaria na última medida. Caso não funcione, que se determine a primeira.

***

Flu: do poço ao céu


Ao contrário do Palmeiras, o Fluminense passa por uma série de façanhas impressionantes desde 2009. Nesse ano, o Flu chegou a ter 99% de chances de ser rebaixado. Conseguiu escapar e, ainda, quase arrancou um título inacreditável da Sul-Americana diante da LDU.

Em 2010, reforçado no caixa, na comissão técnica e no elenco, o Flu faz uma campanha competentíssimo, em que pesem alguns tropeços bobos, também sofridos por Corinthians e Cruzeiro.

O fato é que Muricy, o rei dos pontos corridos, acertou muito bem a equipe, cujo elenco é excelente. Não bastassem os reforços Emerson, Carlinhos, Deco e Washington, o argentino Conca vem dando show. Certamente, o melhor jogador do Brasileiro.

Após anos de seca e de hegemonia paulista, a sequência de títulos cariocas – Flamengo (2009) e Fluminense (2010) –, caso ocorra, refletirá novamente o quão equilibrado é o futebol brasileiro e o quão importante para este é o futebol do Rio de Janeiro.

***

Corinthians: a fase gaúcha continua

De fato, há males que vêm para o bem. O Corinthians precisou ser rebaixado para perceber a importância de se manter uma boa base na sua equipe. Desde 2008, ainda na segundona, o Timão mantém, mutatis mutandis, a mesma base de jogadores e o mesmo padrão de jogo, com muita marcação, muita troca de passes e avanços com velocidade. Desde aquele ano, jogadores como William, Chicão, Elias, Dentinho e Alessandro compõem o time titular corinthiano. Aqueles que partiram, como Douglas, André Santos, Cristian, Felipe e Herrera foram substituídos à altura por Bruno César, Roberto Carlos, Ralf, Júlio César e Jorge Henrique, para não citar Ronaldo, sempre lento, criticado, porém, matador. A continuidade também se deve à escola gaúcha de técnicos: Mano Menezes, Adilson Batista e Tite. Isso explica, em boa medida, os títulos corinthianos em 2009, a boa campanha em 2010 e a sequência em participações na Libertadores, a obsessão mosqueteira.

***

Segundona, lugar de time de primeira

Coritiba, Figueirense, Bahia e América Mineiro garantiram participação na primeirona em 2011. O Coritiba foi o campeão de 2010, fazendo com que, pelo sexto ano seguido (!), o campeão da segundona seja uma equipe que já conquistou a primeirona. O Coxa, aliás, o fez pela segunda vez no período: Grêmio (2005), Atlético Mineiro (2006), Coritiba (2007), Corinthians (2008), Vasco (2009), Coritiba (2010). O Brasiliense, campeão de 2004, quebrou uma sequência que seria ainda mais, já que o Palmeiras obteve o título em 2003.

Em 2011, Guarani, Atlético Mineiro e/ou Flamengo, quem sabe, lutarão para manter viva a nova tradição. Caso não o queiram, é bom acertar o pé hoje e no próximo domingo.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário