quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Meninos Campeões



Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Vitória, sob chuva e sobre lama – o que, a bem da verdade, não impediu que a partida fosse bastante movimentada, cheia de emoções e com resultado justo –, os meninos da Vila levantaram a segunda taça neste ano. Para quem exige títulos para avalizar a qualidade técnica desses jogadores e a capacidade desta equipe comandada por Dorival Junior fazer história, ei-los: Santos, campeão paulista e campeão da Copa do Brasil de 2010. Vale lembrar, com o título de ontem, o Peixe está garantido na Libertadores de 2011, torneio do qual não participa desde 2005.

O problema agora é evitar o desmanche. Apesar do discurso do presidente santista Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro de que o clube não permitirá a fuga em massa dos seus craques, o fato é que o desmanche já começou. Robinho volta ao Manchester City, André vai para o Dínamo de Kiev – infelizmente, pois a Ucrânia costuma “esconder jogadores” –, Neymar tem proposta concreta do Chelsea e já se cogita a transferência do genial Paulo Henrique Ganso para o Real Madrid. Diante de tamanha pressão, quiçá incontível, já é uma vantagem a compra de Arouca, em definitivo, do São Paulo. A propósito, Arouca também foi uma grande revelação deste Santos, retornando ao bom futebol dos tempos de Fluminense, gabaritando-se também a uma chance na seleção brasileira de Mano Menezes.

Parabéns ao Vitória pela belíssima campanha na Copa do Brasil, com destaque ao habilidoso Elkeson, o goleador Junior e o veterano Ramón. Mas, como já previsto, era muito difícil superar esse Santos que vem encantando em 2010.

O Santos de 2010 pode ser visto como a terceira geração de “meninos da Vila” pós-Pelé. Após a geração de Pita, João Paulo e Juary, a geração de Diego, Robinho, Léo, Alex, Renato e Elano, essa geração de Neymar, Ganso, Wesley e André também fez história e alguns dos seus protagonistas também devem figurar como expoentes da seleção brasileira, logo, logo.

Parabéns, Santos! Campeão da Copa do Brasil de 2010!

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário