domingo, 13 de junho de 2010

Mama Sérvia



Sérvia 0x1 Gana. Grupo D

Depois do empate da África do Sul e das derrotas da Nigéria e da Argélia, enfim uma vitória de africano na Copa do Mundo. Mas a seleção de Gana deve agradecer muito à sua adversária, a Sérvia, que foi uma verdadeira mãe na partida em que venceu por 1x0.

O jogo não foi brilhante, mas também não foi chato. Especialmente depois de assistir ao verdadeiro crime de lesa-bola que foi Argélia x Eslovênia. O que se pode dizer é que Gana e Sérvia proporcionaram uma disputa bastante equilibrada, com boa movimentação do meio e do ataque e não menos boa marcação. Às vezes, com jogadas duras, violentas, o que acarretou número elevado de faltas.

No primeiro tempo, a Sérvia utilizou-se de jogadas ensaiadas em bolas paradas. Ensaiadas, só que mal executadas. Gana, por sua vez, chegou à frente, apelando um pouco em demasia aos lançamentos na área, mas pouco aos chutes de longa distância, arma tradicional nas fortes equipes africanas.

No segundo tempo a Sérvia resolveu ajudar. Em lance distante da sua área, o sérvio Likovic fez falta em que levou o segundo cartão amarelo e, por conseguinte, o vermelho. Com um a menos, paradoxalmente, a Sérvia cresceu por um breve momento, quando criou três chances de gol consecutivas.

Todavia, como se não bastasse a ajuda do jogador a menos, Kuzmanovic, “sem querer querendo”, meteu a mão na bola, dentro da área. Pênalti que o bom atacante Asamoah Gyan bateu firme, conferindo o gol da vitória de Gana. E, num lance logo em seguida, quase o mesmo Gyan fez o segundo, mas a bola parou na trave sérvia.

Considerando que a Alemanha deve ser a primeira do grupo, a vitória de Gana foi fundamental, já que a segunda vaga deve ser disputada justamente entre o time africano e a Sérvia. É cedo, mas, pelo jeito, Gana praticamente garantiu sua ida às oitavas.

JFQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário