segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bundas 1 x 10 Cadeiras

José Roberto Torero


Ando pensando em ficar milionário e já achei o caminho: construir arquibancadas. Dinheiro fácil e certo. Graças à Federação Paulista de Futebol.

É que, segundo o artigo 33 do Regulamento Geral das Competições da FPF, os times da primeira e da segunda divisões têm que ter estádios para 15 mil pessoas, mesmo que a média de público seja de 6.000 na primeira e 1.500 na segunda.

Na Série A1, Lins tem 75 mil habitantes, e Mirassol, menos de 55 mil. De que lhes adiantam estádios para um quinto ou um quarto de sua população?

Na segunda divisão, as cadeiras estão mais vazias ainda. Em 2009, na final do campeonato, ou seja, nos dois jogos mais importantes, Rio Branco e Monte Azul fizeram 2.179 pagantes na primeira partida e 4.013 na segunda.

São times que deveriam ter estádios pequenos e baratos. Mas, por conta do regulamento da FPF, em Monte Azul mais de 75% da população cabe no Ninho do Azulão. Já o Rio Branco não aguentou os custos com o Décio Vitta e teve que cedê-lo à prefeitura.

O artigo 33 não é menos cruel para a terceira divisão. Ele diz que os estádios da A3 têm que ter capacidade para 10 mil pessoas. Ou seja, as prefeituras de Itapira (68 mil habitantes) e Batatais (56 mil habitantes) se veem obrigadas a manter estádios desproporcionais à sua população. É como se obrigassem a Vila Belmiro a ter 70 mil lugares.

O fato é que os estádios encolheram. Morumbi, Mineirão e Maracanã são metade do que eram. Mas a FPF exige que o interior do Estado ande na contramão da história.
Assim, em vez de os clubes gastarem para formar boas equipes, têm que construir lugares que nunca serão ocupados.

Ou então o gasto cai sobre as prefeituras, o que é pior ainda, pois trata-se de um dinheiro que poderia ir para coisas ligeiramente mais importantes, como educação e saúde.
Nos estádios, o que importa é segurança, conforto e bom gramado. Cadeira vazia só serve para nós, construtores de arquibancadas.

O VERDE E O ARCO-ÍRIS

Eles adoram andar com outros homens, eles se vestem com roupas iguaizinhas, eles carregam faixas coloridas, eles cantam músicas em coral, eles se abraçam efusivamente, eles choram uns nos ombros dos outros, eles têm pôsteres de homens em seus armários.

Eles fazem tudo isso e não querem Richarlyson em seu time? Deve ser medo de se apaixonar.

* Publicado na Folha de S.Paulo, em 14/01/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário